A chegada de um bebê é um dos momentos mais esperados na vida de um casal, por isso, muitas coisas nesse período podem trazer expectativas e incertezas. Uma delas é sobre como acostumar o bichinho de estimação com o mais novo membro da família.
Fazer isso desde o momento da descoberta da gestação é a melhor forma para que ambos se deem muito bem e para que vocês não tenham grandes imprevistos e passem por momentos desagradáveis.
Antes do bebê chegar
Os animais aprendem as coisas através de associações. Proporcionar para seu pet boas experiências com o universo do bebê, mesmo antes de ele chegar, é mais uma certeza de que ele se acostumará bem com o pequeno.
Alguns animais conseguem perceber que sua tutora está grávida e já têm uma mudança de comportamento visível durante a gestação. Apresentar o quartinho do bebê, os brinquedos e até os cheiros de talcos e perfumes, fará com que ele se acostume à novidade.
Outra dica é colocar alguns sons no ambiente, como o choro de um bebê, para que seu companheiro se adapte com o barulho. Pode parecer bobo, mas quando seu bebê começar a chorar, seu bichinho tende a começar a latir e isso pode servir de alerta para você.
Outras dicas bem pontuais e importantes para antes da chegada do bebê são:
- Habitue seu pet a não ficar em cima da cama e do sofá caso ele seja acostumado;
- Mantenha a carteirinha de vacinação dele rigorosamente em dia;
- Apresente-o para crianças maiores caso não seja do seu convívio;
- Trabalhe no esquema de recompensas com petiscos e carinhos;
- Seu bichinho não faz as necessidades no lugar? Chame um adestrador: isso pode ser um problema quando o bebê começar a engatinhar.
A chegada do bebê
Quando o bebê chegar em casa é hora de apresentá-lo a seu amigo. Você pode antecipar as coisas levando um paninho da maternidade com o cheiro do bebê para o pet se acostumar. Lembre também de consultar as indicações de seu médico e ir apresentando os dois de forma gradual, sempre com sua supervisão.
Seu animalzinho é naturalmente curioso e ele, certamente, irá querer ver a novidade da casa. Gritar com ele caso se aproxime da criança, principalmente se for um animal dócil, só fará com que ele associe coisas ruins ao bebê. Lembre-se de que os animais aprendem por associação, né?!
Nessas ocasiões, você pode presenteá-lo com um petisco e palavras de incentivo por se comportar bem perto do pequeno. Ambientando-os aos poucos, o seu bichinho pode até se comportar como uma babá de seu filho, acompanhando-o e protegendo-o em eventuais situações.
Não abandone seu pet
Uma das coisas mais comuns que acontecem é o casal, os amigos, familiares e visitas terem olhos apenas para o bebê e, então, o bichinho fica esquecido. Ele é como uma criança e sente essa indiferença, ainda mais os animais que são criados como filhos dentro de casa. Listamos aqui algumas coisas que podem acontecer com ele:
– Ansiedade
– Depressão
– Baixa na imunidade
– Comportamento violento
– Rebeldia na casa
Dê atenção para ele, especialmente, quando o bebê está por perto. Além disso, o casal pode se revezar entre um ficar em casa com o pequeno e o outro ir passear com o bichinho até que a criança tenha idade para sair na rua.
Veja algumas dicas para cuidar de seu pet enquanto ele estiver com o bebê:
- Unhas aparadas e lixadas para evitar machucados, mesmo com brincadeiras;
- Inclua o bichinho em várias atividades na casa;
- Deixe seu filho se acostumar com o pet e aproveite para ensiná-lo a tratar bem os animais;
- Mantenha a casa sempre limpa e seu bichinho também;
- Já falamos das vacinas em dia, certo? É importante mesmo, por isso repetimos aqui;
- Peça ajuda ao médico, especialmente, se perceber que seu filho possa ter algum tipo de alergia.
Pode ser difícil conciliar a atenção para todos na casa, mas com um pouco de paciência e aplicando essas dicas, o convívio de seu filho e do bichinho de estimação vai acontecer da melhor maneira possível, promovendo momentos de ternura e muita diversão!
Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.