Quantas vezes você pensou “os tempos mudaram” nos último meses? Aposto que o número não será pequeno: muitas coisas se transformam através das novidades da tecnologia e do comportamento do público.
Apesar dos novos conhecimentos, ferramentas e utensílios, gerir um negócio continua sendo uma tarefa complexa, ainda mais se levarmos em consideração a mudança constante dos interesses do público-alvo. A tarefa de atrair novos clientes já não pode ser feita como há 10 anos. Hoje em dia, os consumidores querem mais e da forma mais sutil possível.
Este é o desafio do marketing no século XXI!
Por isso, o marketing digital tornou-se uma das melhores ferramentas para quem deseja vender mais. Indiferente da atuação do seu estabelecimento, estar presente onde seus clientes estão e entregando o que eles desejam é a melhor forma de atingir suas metas. Uma boa estratégia nesse meio garante presença de marca em todas as etapas da compra, desde o conhecimento da empresa ou produto, até a hora do pagamento.
Pensando no seu sucesso nesta tarefa, preparamos um guia com os principais passos para vender mais com o marketing digital. Confira!
Estude, conheça e acompanhe o seu público-alvo
Todas as suas ações são para eles, portanto, compreender bem o perfil dos seus clientes é essencial.
Após a virada do século, o público mudou para um estilo mais reservado, que não aceita mais imposições e informações vagas sobre empresas e produtos, por isso, é preciso saber bem o seu comportamento e preferências para chegar com a mensagem certa, que chamará a atenção e potencializará o consumo.
Entrevistas, pesquisas e análise de dados são essenciais nesta etapa e, acredite, vale a pena ir a fundo neste conhecimento.
Mergulhe nas redes sociais
Todos estão lá! Hoje em dia, as redes sociais são o único lugar onde você encontra todo o tipo de pessoas, por isso, estar presente é mais do que necessário, é uma obrigação.
Mas calma, presente não é apenas criar um perfil e deixar ali, ou você lembra daquele cunhado da prima distante todos os dias só porque ele “está presente em sua família”? Para ser lembrado é preciso ser visto e, para ser visto, é preciso ser atuante.
Com a estratégia certa, as redes sociais atuam em todas as frente do seu negócio, criando novos clientes, aproximando os já familiarizados e induzindo à compra.
Divulgue seu produto, interaja, trabalhe com conteúdos divertidos, interessantes e que falem o seu posicionamento aproximado de quem o consome. Aproveite as ferramentas e os formatos disponibilizados para inovar e ser o mais amigável possível!
Entregue conhecimento
No mundo digital, o reconhecimento vem principalmente pelo que você fala, portanto, entregar conhecimento em um blog, através de textos, vídeos, infográficos e materiais ricos é muito importante para o sucesso.
Isso certamente não é novo para você: aposto que todo o seu grupo social respeita muito algum jornalista que traz notícias interessantes, ou um professor altamente capacitado que ensina um monte de coisas todos os dias. Manter um blog é isso! Entregar conteúdo relevante para os interessados a fim de obter respeito, reconhecimento e o mais importante para levar à venda: lembrança!
Analise o seu mercado, os conhecimentos da sua empresa e produza blog posts com um pouco do que você faz, informações relevantes e novidades interessantes.
O ponto institucional
Por fim, para criar uma sinergia em tudo isso, é preciso ter um site bonito, agradável, informativo e otimizado para os mecanismos de buscas, como o Google. É ali onde os interessados vão conhecer tudo sobre a sua empresa e voltarão quando precisarem de informações mais completas sobre produtos e serviços.
E aí, as ideias para atuar e vender com marketing digital já estão pipocando em sua cabeça? Conta pra gente, aqui nos comentários, o que achou dessas dicas!