Limpar móveis brancos não é das tarefas mais fáceis e é muito importante saber como fazer isso da maneira correta. Muita gente deixa de comprar essa cor de móvel por eles ficarem com aquele aspecto de envelhecido ou sujo facilmente, o que chamamos de aspecto encardido.
Os móveis brancos têm sido uma forte tendência na decoração da casa. Por isso, eles conseguem trazer maior modernidade ao local, combinar perfeitamente com qualquer acessório, cor das paredes ou item decorativo e ainda deixa o local mais iluminado.
Sim, os móveis brancos conseguem oferecer uma série de vantagens para o ambiente do lar, mas a limpeza é um ponto que precisa ser analisado com cuidado.
Mas existem algumas maneiras de evitar esse problema. Listamos abaixo algumas boas dicas de como limpar móveis brancos da maneira correta e deixá-los com aspecto de novo por muito mais tempo!
01. Use uma solução de água e sabão neutro para limpar móveis brancos
O sabão neutro é um item de limpeza que você sempre precisa ter na sua casa, pois ele pode ser utilizado em diversos momentos. Um deles é na hora de limpar móveis brancos.
Misture 1 litro de água com 2 colheres de sopa de sabão líquido neutro. Umedeça o pano nesta mistura e torça bem para não levar excesso de água para o móvel. Por fim, use um outro pano umedecido apenas em água e passe por cima para tirar o excesso de sabão que possa ter ficado. Por fim, passe um pano seco para finalizar.
Quer tirar manchas? A melhor opção é usar essa mesma mistura, porém, use água morna e uma esponja macia no lugar do pano. Faça movimentos suaves para remover a sujeira.
Existem, no mercado, alguns limpadores e removedores de manchas, mas que são abrasivos e podem danificar a sua mobília. Portanto, fuja deles.
02. Use o aspirador de pó constantemente
Especialmente para quem mora em locais bem próximos à rua ou locais com muito verde ao redor, os móveis brancos devem ser limpos com a maior frequência possível. O depósito de poeira sobre os móveis, com o passar dos dias, pode deixá-lo com um aspecto amarelado.
Por isso, use o aspirador de pó todos os dias, mesmo que a sujeira não esteja visível. Além disso, essa ferramenta ajuda a eliminar as sujeiras que ficam em cantos difíceis de alcançar com um pano.
03. Siga as instruções de limpeza para móveis brancos
Cada material tem sua própria maneira de limpar, especialmente se estamos falando de móveis como poltronas e sofás. O estofado, normalmente, vem com uma etiqueta com instruções, por exemplo, estofados em couro não podem ser limpos com água. O ideal é utilizar produtos específicos para couro.
Observe as letras que aparecem nas etiquetas. Cada uma delas representa uma forma específica de limpar:
- A: a limpeza deve ser a seco com qualquer tipo de solvente ou também à úmido;
- F ou P: limpeza a seco com solventes específicos;
- W: pode limpar com um pano úmido;
- X: não lave esse produto a seco. Nesses casos, deve-se usar apenas uma escova ou um aspirador de pó.
4. Fuja do mofo
Além de incômodo, quando não tratado de forma adequada, o mofo pode acabar manchando seu lindo móvel branco.
Mas vale lembrar, o mofo só aparece quando encontra as condições perfeitas no ambiente: umidade, falta de ventilação e pouca iluminação. Por isso, existem algumas maneiras de ajudar a prevenir que ele surja.
Veja o vídeo que preparamos com alguns desses métodos:
Com as dicas certas, fica muito mais fácil limpar móveis brancos e mantê-los impecáveis por muito mais tempo. Além disso, se você não tem tempo de limpá-los da maneira correta, seria aconselhável contratar um profissional para essa tarefa.
Veja também as nossas dicas de como limpar móveis em MDF e MDP da forma correta!