Quando olhamos a cozinha pensamos em um ambiente que deve ser estar limpo e organizado, já que é onde os alimentos são preparados e armazenados. Porém, a realidade nem sempre é assim. A grande quantidade de utensílios normalmente faz com que a cozinha seja um dos locais da casa mais fáceis de fazer bagunça.
Se isso tem lhe incomodado, você está no lugar certo. Para deixar o ambiente em ordem e facilitar todas as suas tarefas, além de tornar o visual mais agradável, selecionamos 6 truques práticos e simples de como organizar a cozinha. Continue lendo o nosso post para saber tudo!
1. Iniciando a organização
Como o local costuma ser uma grande bagunça, antes de começar a organizar a cozinha é preciso livrar-se dos excessos que normalmente estão presentes por meio de objetos, utensílios e instrumentos culinários que, na maioria das vezes, não tem mais nenhuma utilidade.
Retire itens avulsos e conjuntos que estejam quebrados ou com peças faltando. Você também pode organizar o armário partindo do princípio do que é utilizado diariamente, que deve ficar em locais mais acessíveis, e nas louças que você costuma usar apenas em ocasiões especiais, que podem ser guardadas em partes mais reservadas.
2. Como organizar os armários
Os armários são considerados peças-chave para quem quer saber como organizar a cozinha. Separe os itens por tipo e função para que sejam encontrados com facilidade quando você precisar. Tudo o que não for utilizado com muita frequência deve ficar nos armários superiores.
Uma sugestão é colocar pratos e travessas empilhadas dentro do armário.
3. Aposte em cestos e gavetas
Uma das opções mais eficientes para organizar objetos menores é através de cestos e gavetas. A organização dos talheres, por exemplo, pode ser feita em gavetas que possuem subdivisões. Elas vão facilitar (e muito) a sua rotina na cozinha.
Você ainda pode aproveitar as gavetas da parte de baixo para colocar toalhas de mesa e louça, acessórios para cozinhar, além de peças para bebidas e jogos americanos.
Procure evitar gavetas profundas para guardar itens pequenos ou pesados e delicados, como travessas, taças, copos e pratos.
Outra dica é utilizar os cestos para organizar os temperos em potes de vidro. Além de facilitar no momento em que precisar, isso vai deixar a sua cozinha bem charmosa.
4. Invista em prateleiras e ganchos
Se a cozinha é pequena ou se o desejo é simplesmente organizá-la com mais charme, fazer uso de prateleiras e ganchos é uma ótima alternativa.
Para quem gosta de cozinhar, mas prefere não procurar os utensílios na gaveta, esses itens podem ser ótimos aliados para armazenar os acessórios e ainda dar um toque elegante na organização do ambiente.
Os ganchos também podem ser usados para xícaras e diversos tipos de aramados com o objetivo de otimizar e organizar o espaço.
5. Utensílios usados no fogão e utensílios que vão à mesa
Para organizar os utensílios que são utilizados tanto no fogão quanto na mesa, não tem segredo: panelas e objetos de inox devem ser colocados embaixo da pia. Assadeiras de aro removível e formas para pudim e bolo também devem ficar próximas do fogão. E não esqueça: empilhar esses itens é a melhor forma de otimizar a organização.
Já as travessas de vidro, bastante usadas para o preparo de tortas e lasanhas, por exemplo, devem ser guardadas com cuidado para não lascarem as bordas.
6. Organize o material de limpeza
Não menos importante que os outros itens, os materiais de limpeza também devem ser organizados com cuidado. Deixe-os longe dos alimentos e use cesto de plástico sem tampa para organizá-los.
Agora que você aprendeu como organizar a cozinha, que tal conferir 5 dicas imperdíveis de como montar uma cozinha pequena? Acesse o nosso post!
Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.