Foi-se o tempo em que o cliente comprava o produto e simplesmente ia embora sem interagir com a marca. Hoje em dia, com as possibilidades tecnológicas cada vez maiores, o comportamento do público exige um cuidado maior, que vai do atendimento e qualidade até a agilidade na entrega.
Com novas exigências do público, os empresários e lojistas precisam ficar atentos a essas questões, principalmente no estoque dos produtos. Aprenda a importância e também algumas dicas fundamentais de controle de estoque em loja de móveis.
Importância do controle de estoque
O estoque é um ambiente fundamental para o sucesso de uma loja de móveis (e de qualquer tipo de empresa que trabalhe com mercadorias). Uma gestão eficiente permite atender aos clientes de forma rápida e eficaz, reduzindo custos e desperdícios. Com um bom planejamento e muita disciplina, é possível gerenciá-lo de forma eficiente.
Cuidado com o excesso ou falta de mercadorias e itens de reposição
Quando você possui um estoque excessivo, dois erros acontecem: a despesa com a manutenção aumenta e ocorre maior possibilidade de desperdício. Quando o gasto com a manutenção é grande, as chances de o produto estragar são menores. Se o gasto com a manutenção é menor, existe o risco de perder dinheiro com produtos estragados. Resumindo, qualquer uma das opções irá gerar gastos altos.
Caso a loja possua itens de reposição em falta, isso prejudicará o relacionamento com os clientes e o desempenho do negócio estará comprometido.
Tenha um inventário
Fazer inventários periodicamente em sua loja de móveis ajuda a identificar falhas, como falta de itens ou estoque excessivo, por exemplo. Por essa razão, fazer o inventário se torna fundamental para manter pleno controle da loja. Importante saber que a periodicidade vai depender de suas necessidades.
Integre os departamentos
Da mesma maneira que acontece em qualquer empresa, uma loja de móveis também deve ter a integração de todos os departamentos. Por exemplo, se o vendedor percebe uma demanda maior por determinado tipo de produto, com uma integração bem clara e alinhada, é possível passar a necessidade para o setor de compras tomar a frente em busca de melhores soluções.
Saiba tudo sobre a gestão de estoque
Entender e cuidar do armazenamento de produtos exige paciência, planejamento e, principalmente, conhecimento. O profissional responsável pela gestão de estoque deve possuir o know-how para montar uma rotina eficiente de controle dos produtos. Por exemplo, uma loja que vende apenas móveis modulados terá uma exigência diferente de uma loja que trabalha com móveis planejados. Por esse motivo, ter conhecimento dos produtos e atuação da empresa torna-se primordial.
Use a tecnologia como aliada
Nada de lápis e caderno de anotações. Ou seja, esqueça o jeito tradicional de fazer a gestão de estoque. Essa forma de gestão aumenta as chances de ocorrer falhas nas movimentações e troca de informações. O ideal é fazer o uso de um software de gestão de estoque para otimizar o trabalho e tornar os dados – como a entrada e saída de produtos e pedidos de compras – mais precisos.
Melhorar o layout do estoque
Aproveitar o espaço físico da melhor forma também é um passo importante para quem deseja controlar o estoque de sua loja de móveis. Entenda qual a melhor forma de posicionar os produtos de maneira que o fluxo de entrada e saída das peças não fique prejudicado.
Tenha um fornecedor de confiança
Trabalhar com um fornecedor experiente e de confiança ajuda a garantir produtos de qualidade e com rapidez na entrega. Lembre-se que o fornecedor é seu parceiro também, por isso é importante ter uma marca que execute a produção e a entrega, para que as vendas sejam otimizadas e possíveis atrasos na entrega dos móveis sejam evitados.
A Henn é uma das maiores fábricas de móveis do Brasil e conta com mais de 24 mil pontos de venda no Brasil e no exterior. Além disso, sua experiência e qualidade garante o compromisso em suas lojas parceiras. Clique aqui e descubra como vender móveis com qualidade e experiência da Henn.