Os tons usados em objetos, ambientes e roupas constituem as tendências de uma época, voltadas para a representatividade de gerações ou mesmo expressão individual.
A Pantone é uma empresa que combina lançamentos, qualidade e inovação na base da empresa para lançar essas tendências e refletir a época atual. Dentre os principais destaques, a escala de cores da Pantone e suas escolhas de “Cores do Ano” são diferenciais que atraem tanto os clientes quanto pessoas interessadas em decorações, design e pigmentações, tornando-se uma revelação esperada anualmente.A cor Pantone 2018, por exemplo, foi uma revelação super condizente com a época e superou as expectativas de todos! Tornando-se ótima opção em tendências de decorações.
Dentre as opções de uso, os adeptos podem direcionar a cor Pantone 2018 para acessórios, mobílias, objetos de destaque no ambiente ou mesmo opções em vestimentas, sendo uma ótima escolha para sair do “preto e branco” e trazer mais cor para o dia a dia!
Para saber um pouco mais da empresa, a escolha de cor Pantone 2018 e tendências atuais, separamos algumas informações interessantes que valem a pena saber. Confira!
Conheça a Pantone
A empresa Pantone criada em 1962 nos Estados Unidos em New Jersey é considerada uma instituição com autoridade em cores, famosa pelos sistemas de tecnologia usados para criar reproduções precisas de cores.
Seu início foi em 1963, quando Lawrence Herbert começou a desenvolver um sistema de cores, direcionando-o para identificação e partindo do princípio de que todas as cores são interpretados diferentemente de acordo com cada pessoa, resultando no Pantone Matching System, uma paleta/manual de cores em formato de leque.
Atualmente, a Pantone trabalha com uma variação incrível de ferramentas para comunicação por meio das cores, combinando-as com tecnologias digitais focadas na indústria têxtil, decoração de interiores, arquitetura e trabalho por designers.
Escala de Cores Pantone
Essa combinação resultou na famosa Escala de Cores Pantone, um sistema que usa números para representar as respectivas variações e oferecer formas mais precisas de designar as cores.
O sistema foge dos métodos convencionais de impressão de cores e é direcionado para tipos principais de produtos. Como a opção em leques e escalas, onde há referências que ajudam a encontrar rapidamente a cor de acordo com o método CMYK, através de objetos fáceis de manipular, com boa visibilidade e portáteis.
O método CMYK é uma base para impressão de cores a partir da absorção de luz e mistura de cores pelos softwares de composição, partindo das abreviações em inglês das cores Cian (C), Magenta (M), Yellow (Y), Black (K).
Entenda a Cor do Ano
A partir de 2000, a Pantone passou a lançar em cada mês de dezembro a Cor do Ano, um momento em que o Instituto da Cor Pantone elege uma cor que representará o ano posterior, a tendência do momento que direciona a estratégia da marca para o mundo do design.
Essa escolha parte de reflexões e estudos contínuos sobre as preferências do usuário, as tendências atuais e o reflexo da sociedade e do design em si nas cores, traduzindo em pigmento a representação do usuário.
Ultra Violet: complexa e contemplativa
A cor Pantone 2018 foi escolhida no final do ano anterior, sendo eleita a Ultra Violet (Pantone 18-3838) como foco para este ano.
A cor em si possui inspiração no cosmo e nas galáxias, trazendo o mistério das estrelas para quartos, ambientes, itens ou mesmo roupas e acessórios, tornando-se tendência em 2018.
O tom da Ultra Violet é um misto de púrpuras que simboliza o mundo artístico não convencional, muito direcionado para figuras como Jimi Hendrix e David Bowie, representantes que “lançaram” algumas tonalidades pela Ultra Violet.
Além disso, a cor tira as pessoas de sua zona de conforto, sendo uma forma de expressão criativa para o mundo, um caminho para comunicar o indivíduo e suas peculiaridades para o mundo em sociedade.
Tendências para decoração
Com tamanha expressividade, a Ultra Violet é uma das cores mais cotadas nos meses atuais como opção em decoração, tornando-se foco principalmente para ambientes mais modernos e/ou alternativos.
Como exemplo, é possível pensar tanto na totalidade da casa ou apartamento quanto em locais pontuais, como quartos, ambientes externos, escritórios e similares.
Para entender algumas possibilidades de uso, confira dicas de decoração com a cor Pantone 2018:
Decoração de ambientes comuns
Para ambientes comuns como sala de estar, cozinhas, escritórios ou mesmo halls de entrada, a Ultra Violet pode ser aproveitada principalmente em:
- Tintura em uma ou duas paredes para contrastar com o ambiente claro, dando aquele “charme” para o lugar;
- Móveis pontuais como mesinhas, prateleiras, cômodas ou bancadas;
- Objetos de decoração, combinando com as cores mais básicas do ambiente como destaque nos itens expostos.
Essas opções podem variar de acordo com o gosto e necessidade do morador, porém, o ideal é combinar os móveis e cores do ambiente com os itens na cor do ano.
Decoração de cômodos privados
Para cômodos privados como quartos e suítes, é possível investir um pouco mais na cor, principalmente se o gosto pessoal adere o Ultra Violet. Assim, uma opção é pensar tanto na escala de cores parecidas quanto no tom em si, direcionando-os para paredes, móveis, detalhes como almofadas e lençóis ou mesmo optando por itens de maior destaque, como escrivaninhas.
Como o ambiente é mais íntimo, o foco deve ser no gosto da pessoa e nas combinações em si, além de optar por objetos decorativos que combinem com o significado da tinta.
Cores anteriores
Além da cor Pantone 2018, a marca já realizou outras divulgações, com tonalidades que fizeram história nos anos anteriores. Dentre elas, é possível citar algumas das principais escolhas, comparando as diferenças e entendendo a amplitude da marca:
- 2000: Cerulean (15-4020);
- 2001: Fuchsia Rose (17-2031);
- 2002: True Red (19-1664);
- 2010: Turquoise (15-5519);
- 2011: Honeysuckle (18-2120);
- 2012: Tangerine Tango (17-1463);
- 2013: Emerald (15-5641);
- 2014: Radiant Orchid (18-3224);
- 2015: Marsala (18-1438);
- 2016: Rose Quartz (13-1520) e Serenity (15-3919);
- 2017: Greenergy (150343).
Cada cor representava um tipo de destaque para o longo do ano e tendência entre roupas, móveis, decorações e acessórios, inovando a cada escolha. Vale a pena relembrar os anos anteriores e olhar ao seu redor onde estão essas cores, com certeza foram muito utilizadas e fizeram parte da vida de uma grande parte da população!
Para este ano, a Cor Pantone 2018 não descumpre o combinado, tornando-se ótima opção tanto para formas de decoração quanto para representatividade ao “não convencional”.