Ao pensar na decoração da cozinha, é comum que algumas dúvidas surjam. Afinal, além de um local direcionado para guardar mantimentos, eletrodomésticos e objetos rotineiros, a cozinha é um ambiente de uso constante, que entra em contato com temperaturas diversas e um grande fluxo de movimentação.
Assim, a decoração da cozinha deve ser adequada ao gosto dos moradores e, ainda, condizente com o local, ajudando na praticidade do dia a dia, na hora de cozinhar ou em momentos para aproveitar a refeição e o ambiente.
Para evitar erros na decoração ou se estressar ao pensar em um local tão importante, confira alguns equívocos comuns que devem ser evitados, ajudando a entender como realizar o processo da melhor forma possível!
1. Fazer a decoração da cozinha sem se planejar
Um dos principais erros é começar a decoração da cozinha sem qualquer planejamento, focando apenas em ideias e objetos.
Executar a tarefa sem refletir, pode acarretar em retrabalho ou frustração com o resultado. Como exemplo, é possível pensar em pessoas que direcionam os eletrodomésticos sem pensar nos itens de apoio, como armários e prateleiras, aproveitando pouco o local. Outro, é a escolha de produtos que não combinam com as cores predominantes, causando a sensação de “bagunça” na cozinha.
2. Desconsiderar os equipamentos essenciais
O planejamento deve considerar desde cores, tipos de revestimentos e objetos decorativos até posicionamento e tamanho de eletrodomésticos. Desconsiderar os itens essenciais para cozinha acarreta problemas posteriores, como a falta de espaço e necessidade de realocação.
Além disso, é possível que os equipamentos não combinem com a decoração por conta da diferença na tonalidade ou mesmo formatos muito destoantes.
3. Deixar de pensar na mobilidade
A cozinha também é um meio de passagem entre os cômodos e, além disso, armazena tantos eletrodomésticos que é necessário pensar em detalhes, como: o espaço de abertura da porta da geladeira, a distância entre um armário e outro, os lugares para guardar mantimentos e uma série de questões que, se mal planejadas, dificultam a mobilidade dentro do ambiente.
A decoração da cozinha deve ser pensada também com esse objetivo, facilitando o dia a dia e as tarefas domésticas.
4. Não aproveitar a infraestrutura do local
Por fim, um dos maiores erros é desconsiderar a infraestrutura já planejada e sua composição para o local, como:
Formatos de paredes
Se existir paredes arredondadas, cantos diferentes, colunas e divisores, o ideal é aproveitar o design do ambiente para instalar os eletrodomésticos, principalmente em cozinhas menores.
Com isso, é possível combinar a infraestrutura do local com a decoração da cozinha, combinando os lados e equilibrando o ambiente.
Tipos de armários
A dica anterior também vale para os armários, prateleiras e suportes que forem instalados. Eles devem combinar em tamanhos, cores e detalhes, ajudando a pensar nos objetos adicionais para decoração da cozinha.
Todos esses pontos podem ser salientados por uma iluminação bem distribuída e clara, que ajuda tanto a cozinhar e realizar trabalhos quanto a se locomover e encontrar objetos, além de proporcionar amplitude no local e destaque para a decoração da cozinha.