Como sabemos que decorar a cozinha geralmente é uma tarefa que exige muita dedicação, principalmente para quem deseja construir a cozinha dos sonhos, escolher o revestimento perfeito costuma ser um pouco mais complicado.
Um dos aspectos mais importantes na reforma ou construção de cozinhas envolve a escolha dos pisos e revestimentos. Além da questão estética, eles influenciam na funcionalidade e higiene do espaço. Como sabemos que decorar a cozinha geralmente é uma tarefa que exige muita dedicação, principalmente para quem deseja construir a cozinha dos sonhos, escolher o revestimento perfeito costuma ser um pouco mais complicado.
Mas nada que ideias práticas e legais não consigam descomplicar para te ajudar a deixar o ambiente o mais lindo possível. Veja algumas dicas de revestimento para cozinha para você acertar na escolha!
Revestimentos de cerâmica
Para começar nossas dicas de revestimento, as opções em cerâmica são consideradas as mais tradicionais nas cozinhas graças à versatilidade e facilidade em harmonizar com o restante do ambiente. A dica é não combinar cerâmica clara com rejuntes escuros, já que essa junção causa divergência no equilíbrio da cozinha.
Há opções de cerâmicas coloridas, como as portuguesas, que oferecem um afresco e trazem mais cor ao ambiente. Elas são as queridinhas dos arquitetos e decoradores, mas é preciso ter cuidado na escolha para harmonizar todo o ambiente: piso, móveis e decorações.
Muitas vezes essa cerâmica vai estar no piso, mas ela também pode subir as paredes. Fazer apenas uma parede com um revestimento diferente pode dar outra cara à sua cozinha, deixá-la mais funcional e prática. Apenas leve em conta o seu gosto e a composição geral.
Pastilhas de vidro
Outra excelente opção para as cozinhas, as pastilhas de vidro transmitem luxo, modernidade, e dispensam o uso de acessórios ou materiais diferentes. Como elas trazem uma combinação de cores também é preciso pensar no todo antes de escolher essa ou aquela.
Lembre-se sempre de harmonizar o ambiente. Se suas pastilhas são de tons amarelados, por exemplo, não deixe eletrodomésticos vermelhos à vista. A combinação pode não cair bem.
Esse tipo de revestimento combina perfeitamente com a Linha Essência Henn, desenvolvida para aproveitar ao máximo o espaço com luxo e design criativo.
Revestimentos de pedra
Os revestimentos de pedra costumam ser aplicados nas cozinhas externas, pois a irregularidade e as cores mais escuras, que caracterizam esse tipo de material, entram em conflito com o restante da cozinha. Um exemplo, é a dificuldade em instalar armários e prateleiras planejados, que exigem paredes uniformes e lisas.
Outra coisa que deve ser levada em consideração é a dificuldade de manutenção. A limpeza dessas paredes é mais difícil, já que ela é irregular. Outra preocupação é a chance de aranhas se criarem ali. É preciso estar bem atento e fazer uma verificação constante para evitar problemas.
Revestimentos de madeira
Quem deseja um ambiente com glamour e personalidade, pode apostar nos revestimentos de madeira para uma aparência especial. Porém, é preciso cuidado ao utilizar esses revestimentos para que o ambiente não fique muito saturado, já que não comportam diferentes tipos e cores.
Elas são mais tradicionais e marcantes e, quanto mais escuros forem os tons utilizados, de mais iluminação você vai precisar, principalmente à noite. Leve em consideração na hora de escolher madeira, a posição solar da sua cozinha, abertura das janelas e intensidade da luz que utiliza. Também veja as cores das paredes, optando preferencialmente por tons mais claros que deixam o ambiente mais clean.
Como escolher o piso
Como o chão da cozinha é um local que precisa de limpeza com muita frequência, é importante pensar em um revestimento que seja durável, fácil de limpar e pouco escorregadio, pois é bastante comum alimentos e bebidas caírem durante as refeições. Por isso, o porcelanato é considerado um dos mais práticos e versáteis pisos.
Além dele nós temos as tradicionais cerâmicas, que foram, por muitos anos, os materiais mais utilizados. Hoje elas não são tão usadas, mas se a sua ideia é usar peças multicoloridas, são ótimas opções. Neste mesmo pensamento, você ainda pode usar o ladrilho hidráulico, comum nas casas mais antigas e que tem voltado às tendências de decoração.
Aqui, a Linha Americana Henn acompanha a cerâmica portuguesa na parede e o piso amadeirado claro. Uma combinação linda dessa cozinha de estilo provençal e atemporal
Não menos importante você também pode usar pisos amadeirados, como laminados ou vinils que vão dar um charme a mais na sua cozinha. Apenas lembre-se, caso a sua escolha for o laminado, que esses pisos não suportam muita água. Opte por laminados resistentes à água, mas saiba que jogar água na hora de faxinar a cozinha não será uma opção.
O que achou das dicas de revestimento para cozinha? Se interessou? Para ter mais informações como essa diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter.
Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.