A decoração do lar é uma forma de personalizar o local e expressar os gostos dos moradores, transformando uma casa ou apartamento no ambiente ideal para se viver.
Quando a personalização é em quartos, além de escolher itens de decoração, cores e objetos de uso cotidiano, é comum optar por preferências mais pessoais, que equilibrem o gosto com peças úteis, interessantes e que facilitem o dia a dia.
Porém, no caso de decorar quarto infantil, é preciso considerar ambas as questões e, ainda, o fato do ambiente influenciar no desenvolvimento do pequeno, um local de extrema importância na hora de pensar no conjunto dos ambientes.
Confira algumas dicas para decorar quarto infantil e entenda por onde começar!
Equilibre cores e tonalidades
O ideal é optar por tonalidades mais claras independentemente do pigmento, evitando que o ambiente fique sobrecarregado e deixe o pequeno agitado.
Algumas opções interessantes são tons pastéis que podem, ainda por cima, combinar entre si e formar um quarto mais colorido, ou mesmo optar pelo branco e produtos de outra tonalidade para dar destaque.
A dica aqui é que você não precisa pintar o quarto todo da mesma cor. Pode optar por fazer apenas uma parede ou até memso o teto. Outra opção é fazer pequenos detalhes, como pontos, estrelas, ou riscos coloridos, dando um charme ao quarto e remetando a infância.
Ah, isso é bom inclusive porque, na hora em que o quarto tiver de ‘crescer‘ junto com o pequeno habitante, será bem mais fácil transformar uma área específica do que o ambiente todo.
Pense na melhor iluminação
A iluminação é a grande responsável por oferecer um ambiente aconchegante e calmo. Ao decorar quarto infantil, é possível usar luzes que regulam a intensidade ou lustres que ampliam e dividem a iluminação no ambiente.
Outra indicação é o uso de abajures e luminárias em cantos específicos do quarto, ajudando tanto no conforto noturno quanto na praticidade ao não ter que levantar da cama para alcançar o interruptor.
Pense também nas brincadeiras e atividades que serão realizadas no quarto em dias de chuva, por exemplo, quando não há muita luminosidade entrando pelas janelas e o espaço precisa estar claro para a criança brincar.
Lembre-se de que esse quarto ainda vai abrigar outras fases da criança e, em cada uma delas, haverão necessidades diferentes.
Invista em móveis diferenciados
Atualmente existem alguns móveis adaptados para acompanhar o crescimento da criança. Se o pequeno ainda usar berço, é possível, por exemplo, adquirir produtos que se transformem em mini-camas conforme a necessidade da criança e dos pais.
Além disso, móveis duradouros como armários e cômodas podem ser usados em fases diferentes da criança, assim, além da compra para decorar quarto infantil, é possível adquirir produtos estratégicos e de qualidade, evitando gastos futuros.
Peças como nichos, estantes e cômodas são coringas e podem ser utilizadas por muito tempo, acompanhando o desenvolvimento das crianças e cada uma das fases da vida.
Também são práticas para serem trocadas ou transformadas ao gosto e necessidade do dono do quartinho.
Pense na utilidade do ambiente
O quarto pode ser dividido de acordo com as necessidades do pequeno. Caso ele seja bebê, o trocador de fraldas pode ser montado em cima de itens multiuso, como cômodas.
Se ele for criança, é necessário pensar em cantinhos de estudo com escrivaninhas e cadeiras, área dos brinquedos com caixas organizadoras, possíveis tapetes de E.V.A. e itens que estimulem o aprendizado a partir do lúdico ou mesmo locais para roupas e sapatos, que podem abranger armários e sapateiras que combinam entre si.
A decoração pode dividir ou juntar as “áreas” do quarto de acordo com a preferência, englobando regiões para melhor combinar ou separando de acordo com a função de cada cantinho.
Considere as necessidades e gostos da criança
Para finalizar, ao decorar quarto infantil devem ser consideradas as necessidades da criança. O ambiente com itens úteis explicado anteriormente também entra nessa categoria, reforçando o quão importante é montar um local agradável, prático e de maior uso da criança.
Porém, outra necessidade é considerar o gosto pessoal do pequeno. Caso haja preferência por alguma cor ou combinação, é possível escolher itens de decoração com tonalidades semelhantes.
Outra questão também é ficar de olho nas aptidões do seu filho. Se gosta mais de ler, invista em espaços para abrigar livros e pense em personagens das histórias para embalar a decoração. Se a praia dele for esporte, pense em ter objetos que ele usa ou que remetem a esse mundo.
Há muitas opções a serem exploradas, dependendo do gosto do seu pequeno: música, dança, vídeo games, legos, carros, bonecas, enfim.. é só prestar atenção nele e soltar a imaginação.
O importante é equilibrar os gostos filhos com a necessidade deles e o conforto para que eles cresçam e se desenvolvam num ambiente saudável, lindo e prático.
Gostou das dicas? Agora clique no banner abaixo e confira as linhas especiais que a Henn tem para o seu bebê!