Por causa do coronavírus, muitas pessoas passaram a trabalhar no formato home office. Uma decisão sensata por parte das empresas para continuarem a oferecer seus produtos e serviços mesmo durante essa crise. E, se você é uma das pessoas que começou a trabalhar em casa, mas ainda está um pouco perdido, então está no lugar certo.
Trabalhar em home office é muito simples, mas é necessário muito mais disciplina do que muitos imaginam, portanto, confira as dicas abaixo e coloque-as em prática o quanto antes!
Como se adaptar ao home office?
1. Crie um espaço só seu
Se você puder ter um espaço apenas para você em casa então esse deve ser o seu local de trabalho. É necessário evitar interrupções ao máximo e também a redução da concentração. Estar, por exemplo, na sala ou na cozinha se você mora com outras pessoas, o simples fato de elas estarem passando pode ser um fator de distração.
2. Tenha conforto, mas não muito
Muita gente acredita que trabalhar em casa é sentar na frente do computador de pijama, é acordar a hora que quiser, mas a história na vida real é bem diferente.
Quando acordar, siga a sua rotina: tome banho, troque de roupa, tome café, escove os dentes e só aí você senta na frente do computador. A mesa deve estar organizada e a luminosidade deve ser boa o suficiente fazer todas as tarefas sem grandes dificuldades.
3. Faça uma lista de tarefas
Escrever em um papel tudo o que você precisa fazer no dia é ainda mais importante no home office. Isso evita que você acabe se distraindo com outras demandas, especialmente aquelas que não são suas.
Na hora de fazer uma lista, a dica é colocar no topo as tarefas mais fáceis e rápidas de fazer. Assim, você já consegue eliminar várias em pouco tempo.
4. Estabeleça horários
Determinar horários aqui é de grande importância. Em casa, o seu chefe não vai aparecer na sua mesa te cobrando um trabalho para ser feito. Então, você é quem precisa fazer isso.
Portanto, com base na lista de tarefas, você deve estabelecer horários de trabalho. Por exemplo, quando você começar, de quanto e quando serão os intervalos, qual será o horário de descanso para o almoço e assim por diante.
5. Faça placas informativas
Nem todos na sua casa vão entender que você está trabalhando, por mais que a situação do momento mostre isso. Portanto, montar uns avisos para colar na porta pode ser importante. Por exemplo, “em reunião”, “horário de almoço”, trabalhando” e outras de acordo com o seu trabalho pode ser uma boa opção.
Sem dúvida alguma, trabalhar em home office proporciona algumas vantagens. Por exemplo, o fato de sobrar mais tempo (você não precisará ir e voltar do trabalho) pode ser o que você precisava para se dedicar mais a um curso, se especializar na sua área e assim, aproveitar esse período para colher boas recompensas no futuro.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe-as nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que, assim como você, estão se adaptando com a ideia de trabalhar em casa!