Agosto é o mês em que a Henn comemora 30 anos de história. Uma marca importante para a empresa que é considerada uma das maiores indústrias moveleiras do país e que está presente nos lares e nas vidas de milhares de brasileiros.
A trajetória de desafios começou ainda em 1992 com quatro irmãos: Bruno, Canisio, Ivoni e Celci que sentiram a necessidade de empreender para atender a demanda e o sustento da família, composta por 8 irmãos. O negócio escolhido foi uma indústria para fabricar móveis e vender aos lojistas.
Bruno Henn, diretor-superintendente, relembra como foi o início da empresa, que tinha na época cerca de 25 funcionários e contava com uma produção de aproximadamente 450 peças por mês.
“Os primeiros passos foram longos, árduos, com muita dificuldade em razão da falta de conhecimento, de experiência, já que tínhamos um convívio em Mondaí muito fechado e distante de grandes mercados”, comenta.
A fábrica de Móveis Henn é inaugurada, contando com cerca de 25 colaboradores e uma produção de 450 peças por mês.
A produção de roupeiros de 2 a 4 portas era o carro chefe da empresa na época, porém os irmãos Henn passaram a perceber que o mix reduzido de produtos estava sendo um obstáculo para alcançar novos mercados. Com determinação, foram buscar fora de Mondaí, cidade onde está localizado o parque fabril da Móveis Henn, novidades do setor moveleiro para ampliar sua cartela de produtos.
“Quando as dificuldades começaram a aparecer, entendemos que precisávamos fazer algo diferente e a nossa primeira ação foi ir ao mercado, conhecer, conversar com os clientes e entender quais eram os desejos, as necessidades”, destaca Bruno.
A partir desse momento, decidiram apostar em novos produtos, novas cores, estilos e formatos e foi quando a empresa começou, de fato, a dar passos em prol do crescimento, que mesmo pequenos no início, contribuíram com a abertura de novos mercados e o fortalecimento da marca.
“Além dos ensinamentos, o que foi muito positivo nessa ação é que continuamos visitando os clientes, conhecendo as expectativas e necessidades e usamos isso para seguir crescendo e evoluindo”, lembra o diretor-superintendente da Móveis Henn, Bruno Henn.
A Móveis Henn era desconhecida naquela época. O que fez com que a marca conquistasse novos consumidores foi explorar aquilo que ainda não era ofertado pelas outras empresas.
“Ano após ano vínhamos buscando novidades de produtos e segmentos. Isso possibilitou produzir mais de maneira assertiva para ofertar produtos à pronta-entrega, por exemplo, que na minha visão foi o diferencial da nossa empresa para aquela época”, acrescenta o diretor-superintendente.
De tempos em tempos a Móveis Henn deixou de fabricar apenas móveis para dormitórios e, hoje, conta com mais de 450 itens em linha.
Participação em feiras no setor moveleiro
Para concorrer com outras empresas, os irmãos decidiram participar de feiras.
Poucos conheciam a Móveis Henn, mas ao participar das feiras, ganhou notoriedade no desenvolvimento e na qualidade dos móveis.
Bruno lembra da primeira participação da Móveis Henn na Movelsul, em 1998 – a principal feira de móveis da América latina, que acontece em Bento Gonçalves/RS todos os anos.
O estande comprado na época não chegava a 50 metros quadrados, mas foi esse o início do reconhecimento para novos mercados.
“Começamos a atingir clientes que antes não nos conheciam. Passaram a olhar o produto e dar oportunidade para os nossos móveis. A partir desse momento, identificamos que a feira tinha uma importância muito grande dentro da nossa atividade e não paramos mais”, recorda.
Móveis Henn: o reconhecimento
Atualmente, a fábrica tem 80 mil metros quadrados de área construída, com mais de 1 mil colaboradores diretos e indiretos. No Brasil ela é considerada uma das maiores indústrias moveleiras e carrega no peito o prêmio Top Móbile das marcas mais lembradas.
O reconhecimento também é fora do Brasil, com exportações para outros 4 continentes. Como chegaram até aqui? Bruno Henn tem a resposta.
“Queríamos uma empresa boa, bem estabelecida e torná-la uma parceira para o cliente. Para isso, precisava mais acertar do que errar, e foi o que aconteceu”.
O acerto de ano após ano fez com que a Móveis Henn se modernizasse com maquinário de última geração, o que permitiu a fabricação de móveis com qualidade e agilidade.
Willian Henn, diretor comercial, atribui o crescimento e sucesso da empresa à ampla visão de mercado, que até hoje é um dos principais alicerces dentro do negócio.
“Os motivos de todo esse reconhecimento são baseados em pilares que a empresa estabeleceu desde o início de sua trajetória, como buscar trabalhar sempre com inovação, desenvolvimento de novos produtos, ser flexível e, principalmente, se adaptar ao mercado e a suas necessidades”, pontua.
Henn é considerada uma das maiores indústrias moveleiras do Brasil, somando mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos.
Ivoni Henn, diretora financeira da Móveis Henn, ressalta a importância de sempre olhar com bons olhos os erros e os acertos, pois os obstáculos do dia a dia nunca atrapalharam essa caminhada que hoje completa 30 anos.
“Bem no início a gente não tinha ideia de como começar e por isso tivemos persistência. tivemos foco, até porque o dinheiro era pouco e a gente cuidava dos mínimos detalhes como se fosse a nossa casa”.
O sentimento dessa trajetória dos irmãos Henn para ela é de dever cumprido.
“A gente tem muito orgulho de chegar até aqui e de contribuir com as pessoas que estão evoluindo com a gente. As oportunidades são grandes e essa é a consequência de sempre acreditar e dar o melhor, o nosso melhor”.
Para Willian, fazer parte dessa história também é uma imensa satisfação, que carrega como orgulho e ensinamento para o futuro.
“Quando olhamos para trás e vemos todo o sucesso que a empresa teve, entendemos que as decisões e caminhos escolhidos foram assertivos. E é isso que queremos para o futuro, que ela possa continuar prosperando e sendo destaque no mercado”, comenta.
Para o futuro da Móveis Henn, Willian acrescenta que continuarão com os pés no chão, sempre evoluindo para perpetuar no mercado.
“Vivemos em um país onde as coisas mudam muito rápido, por isso, o que vejo para empresa no futuro, além de continuarmos trabalhando com seriedade, é a adaptação às novas necessidades do mercado, oferecendo móveis cada vez mais modernos e acessíveis para os consumidores”, finaliza.
Sustentabilidade: um compromisso de todos
A Móveis Henn promove ações sociais e ambientais dentro e fora dela, Sua maior preocupação é com o futuro e com o impacto ao meio ambiente.
Por isso, a Móveis Henn produz móveis com madeira 100% reflorestada como matéria-prima. Faz também a reciclagem de resíduos e utiliza energia renovável para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Tudo para garantir um futuro sustentável.
Quer conhecer um pouco mais da história da Móveis Henn? Acesse esse link que traz a linha do tempo desses 30 anos de história.
Essa é a história da Móveis Henn, da família Henn e dos mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos que trabalham todos os dias para fabricar esse sonho.
Mas acima de tudo, essa é uma história que só se tornou possível graças às milhares de famílias que escolheram e continuam escolhendo ter móveis Henn nas suas casas.
Pra gente, não tem orgulho maior.
Parabéns Móveis Henn pelos 30 anos de história!