Na hora de comprar um móvel novo para a sua casa existem vários aspectos que devem ser levados em consideração. Portanto, nesse processo, muitas dúvidas podem surgir, especialmente em relação a duas siglas: MDF ou MDP?
Afinal, esses materiais são diferentes? Qual deles é o melhor: MDF ou MDP? Meu móvel pode ser inferior por ser construído com MDP ou em MDF?
Se essas também são suas dúvidas, então esse post é para você. Aqui, a gente vai esclarecer todas as suas questões.
Confere só!
O que é MDP?
O MDP, que também é conhecido como Medium Density Particleboard ou Partículas de Média Densidade, possui três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, chamados de cavacos, com as duas camadas externas mais finas e a camada interna mais grossa.
Essa separação, assim, confere estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência contra deformações e empenamentos.
Por outro lado, o MDP é ideal para ser utilizado em móveis retilíneos, que não passam por processos de usinagem e que não precisam de resistência mecânica, tais como mesas, estantes, balcões, armários, etc.
Além disso, as principais características do MDP são:
- Maior estabilidade;
- É resistente e ótimo para estruturas;
- Funciona bem em cortes retos;
- Tem maior resistência à água;
- Ecologicamente sustentável;
- Mais resistente ao empenamento;
- Não aceita muitas aplicações de acabamento e processos de usinagem.
O que é MDF?
O MDF ou Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade: é um material uniforme, não possuindo camadas como o MDP. Ele é resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética.
Suas fibras compactas e orientação não definida permitem uma manipulação mais fácil da madeira, o que viabiliza trabalhos precisos de pintura, colagem de lâminas e aplicação de vernizes. Além disso, ele é adequado para peças curvilíneas.
As principais características do MDF são as seguintes:
- Assemelha-se à madeira em sua manuseabilidade;
- Pode ser cortado em vários sentidos e suporta trabalhos de usinagem;
- Pode receber a aplicação de todos os tipos de revestimento;
- Não sofre com a variação de temperatura;
- É resistente;
- Ecologicamente sustentável;
- Absorve a umidade com mais facilidade.
Para entender melhor, confira o vídeo especial que preparamos.
Ambos os materiais passam por processos de fabricação semelhantes; no entanto, a diferença está na produção das fibras no MDF e nas partículas aglutinadas do MDP.
A fabricação do MDF requer mais madeira do que a do MDP. Mas, a matéria-prima de ambos os materiais é a mesma: madeira de reflorestamento.
Isso torna ambos os materiais ambientalmente corretos, economicamente viáveis e socialmente sustentáveis, com impactos menores ao meio ambiente.
Mas atenção!
Algumas pessoas confundem o MDP com o aglomerado que o Brasil produzia antigamente. Os dois materiais são totalmente diferentes, sendo o MDP muito mais forte e confiável.
LEIA TAMBÉM
- Rotina de mãe: 3 dicas para ajudar no dia a dia
- Como arrumar o guarda-roupa de forma definitiva!
- Como escolher a cor perfeita para sua decoração
Cuidados essenciais com MDF e MDP
Apesar de todas as características e diferenças na construção, é importante lembrar que tanto MDF quanto MDP são materiais à base de madeira – e isso significa que eles não têm afinidade com a umidade.
Se você tem o hábito de lavar os cômodos da casa jogando água, é aconselhável considerar a utilização de um suporte ou algo semelhante para elevar seus móveis, evitando assim o contato direto com a água.
Além disso, outra situação que você deve ter cuidado é com a umidade das paredes. Se a sua casa tem muitos pontos úmidos, é bom manter os móveis, especialmente o guarda-roupas, mais longe da parede.
Assim, isso vai evitar que seu móvel acabe mofando e se deteriorando, o que aumenta a vida últil dele e evita problemas para você e suas roupas, que também não são fãs de umidade.
Para prevenir esses problemas, uma boa ideia é: manter produtos anti-mofo nos roupeiros, para que coletem a umidade extra e protejam seu móvel e seus pertences.
Por fim, no que diz respeito à limpeza desses móveis muito cuidado na hora da limpeza desses móveis. Não use nada abrasivo ou com alto poder de corrosão.
Além do mais, também temos um conteúdo que explica direitinho qual a melhor forma de limpar seus móveis em MDF e MDP.
Qual o melhor, MDF ou MDP?
Quanto à aplicação, a escolha varia. Porém, o MDF é indicado para peças retas e curvas, permitindo uma variedade de usinagens, incluindo cantos arredondados, molduras, perfis, baixo relevo e entalhes. Ele se destaca em cozinhas, berços e guarda-roupas detalhados.
Por outro lado, o MDP é mais adequado para peças retas, como armações, portas e tampos de mesa, além de ser apropriado para partes estruturais de móveis. Ele demonstra boa capacidade de suportar peso e encontra aplicação em prateleiras, armários e estantes.
Tabela comparativa: MDP x MDF
Para uma compreensão mais clara das diferenças entre eles, veja:
MDF |
MDP | |
Como é produzido |
A partir da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. |
Formado por três camadas de pedaços de madeira triturada. |
Onde deve ser usado |
Cozinhas, berços e roupeiros e qualquer móvel com detalhes usinados. |
Pateleiras, roupeiros, armários e estantes. Ótimo para estruturas de suporte. |
Como reage ao peso |
Pesa mais e suporta menos peso |
Pesa menos e suporta mais peso. |
Como reage a umidade |
Frágil, deve ser evitado. |
Demora mais para danificar, mas ainda são necessários cuidados. |
Preço |
Mais caro |
Mais barato. |
No entanto, você deve escolher cada um dos materiais de acordo com as necessidades e o uso dos móveis para o ambiente, pois ambos têm seus prós e contras.
Você pode usar tanto o MDF quanto o MDP sozinhos ou combiná-los
Por outro lado, a Berneck, empresa especializada em paineis de madeira e também nossa parceira, tem um super documentário mostrando as formas de produção de ambos os tipos.
Além disso, em relação aos nossos produtos, você também pode conferir as matérias-primas que nós utilizamos aqui na Henn para a fabricação e acabamento dos nossos móveis.
Agora que você já conhece tudo sobre MDF e MDP, sinta-se à vontade para escolher o seu novo móvel.
Por isso, visite nosso site e confira a nossa ampla variedade de produtos para mobiliar toda a sua casa.
E, para fazer sua compra, encontre a loja mais perto de você. Temos mais de 24 mil em todo o Brasil!
Ah, além disso, segue a gente também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que a gente produz.