A internet é cada vez mais recheada de conteúdo. Dentre os principais assuntos, muitas pessoas buscam informações sobre decoração, encontrando dicas valiosas ou, dependendo do caso, deparando-se com mentiras que podem prejudicar o planejamento na hora de pensar nos ambientes internos.
Para não cair nessas falácias e prejudicar suas ideias, confira alguns pontos de atenção e pense em uma decoração que seja sua cara!
Há um estilo único para todo o ambiente interno
Muito se ouve sobre como a casa ou apartamento deve seguir um estilo único em todos os seus cômodos internos, exigindo que a pessoa escolha entre uma decoração mais moderna, clássica, rústica, romântica etc.
Não há problemas, porém, em planejar ambientes de maneira separada, criando locais próprios de acordo com a função. Claro que o gosto pessoal influencia muito, então é comum que as escolhas sejam direcionadas, porém, não limite sua criatividade por essa imposição.
Usar cores é sinônimo de desleixo
Outro ponto sobre o estilo de ambientes é a escolha de uma cor como principal, sendo erroneamente indicado que se use apenas um tom para destaque no ambiente, com perigo de torná-lo “cafona” ou “brega”.
Assim, é comum que as mentiras sobre decoração indiquem salas com móveis claros e uma parede azul com puffs cor e objetos decorativos da mesma, ou um quarto rústico cujo amarelo sobressai.
Porém, quem gosta de locais mais alegres e vibrantes pode sim investir em tons diferentes, a dica é tentar combinar os tons e harmonizar os objetos, porém, sem grandes restrições.
Plantas só fora de casa
A presença de plantas dentro de casa já virou polêmica, principalmente por quem acredita que os vasos só vão sobreviver ao ar livre. Porém, existem muitas espécies que precisam de ambientes mais isolados, sem grande presença de luz ou água em excesso, como as violetas, suculentas ou algumas hortaliças.
Assim, ao invés de acreditar nas mentiras sobre decoração, você pode pesquisar quais as espécies de plantas que podem crescer e prosperar dentro de casa e investir em um cantinho verde, dando vida ao local.
Não existe iluminação excessiva
A iluminação cria pontos de destaque em uma casa, a sala ganha aquela sensação de conforto ou modernidade dependendo da lâmpada, o closet é 100% aproveitado pois a iluminação ajuda na escolha das roupas, o banheiro ganha um ar de requinte e a cozinha bem iluminada ajuda nas tarefas do dia a dia.
Porém, uma das piores mentiras sobre decoração é acreditar que quanto mais iluminado o ambiente melhor é para os moradores, afinal, se o sistema de iluminação não é planejado, além de prejudicar a rotina dos moradores pode destacar locais negativos da casa ou causar sensações ruins.
Uma sala com luz forte não é agradável para ver filmes, uma cozinha com luz amarela pode prejudicar o momento de manipular alimentos ou mesmo danificar a visão.
O ideal é que haja um planejamento prévio na hora de pensar sobre iluminação, evitando usos incorretos, em excesso ou deficientes.
Conseguiu entender mais sobre as mentiras relacionadas a decoração? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes!