Em épocas mais quentes e úmidas, a presença de bolor e mofo em móveis é um terrível pesadelos dentro de casa, afinal, os tipos diferentes de fungo podem prejudicar tanto os móveis e objetos contaminados quanto a saúde dos moradores, causando ou piorando problemas respiratórios.
Com isso, muitas pessoas acreditam que os móveis sejam os principais responsáveis pela presença dos fungos, descartando o objeto ou prejudicando sua estrutura com limpezas inadequadas. Elas ignoram o fato de que, na realidade, o mofo é consequência das características do ambiente, que podem manter o fungo de maneira prolongada.
Para entender melhor como prevenir ou eliminar o mofo em móveis, confira algumas dicas e informações importantes!
De onde vem o mofo? Quais as principais causas?
Diferentemente do que muitos pensam, os mofos e bolores não têm relação com os móveis, independentemente do tipo de material ou estrutura. Dias chuvosos, temperaturas mais altas, ambientes fechados, úmidos e com baixa circulação de ar influenciam principalmente na presença de fungos e em seu aumento.
Se esses fatores forem constantes no local, é possível que o mofo em móveis apareça principalmente em armários, gavetas, paredes, estofados e roupas, causando transtornos.
Além disso, vale lembrar que infiltrações, vazamentos e problemas com impermeabilização também podem influenciar na presença dos fungos, então é sempre bom atentar-se. Confira o vídeo:
Quais são as áreas da casa com mais mofo?
Segundo artigo da Thermomatic, o mofo tem mais chances de se proliferar onde tem mais umidade, dessa forma, veja esses indicativos de acordo com cada cômodo e seu respectivo uso:
– O quarto tem 70% da umidade quando estamos dormindo e com as janelas fechadas.
– Após o banho, o banheiro tem 90% de umidade.
– O roupeiro também guarda 70% de umidade e a despensa outros 75%.
– Quando estamos cozinhando, a cozinha acumula 75% de umidade durante o preparo de uma refeição.
– E a sala, com a família vendo TV (4 pessoas), tem uma média de 65%.
Há como se prevenir do mofo em móveis?
Se você entendeu as causas do mofo em móveis e ambientes, já sabe os pontos principais para prevenção:
- manter o local arejado, com janelas e portas abertas para circulação de ar;
- deixar o sol entrar nos cômodos para equilibrar a umidade;
- usar lâmpadas artificiais para ambientes com baixa luminosidade, mantendo as portas de armários e closets abertas por algumas horas;
- para as paredes, é possível investir em uma tinta anti-mofo;
- optar por produtos com menos chances de propagar o mofo, como MDP e o MDF;
- deixar os móveis espaçados em pelo menos 5 cm da parede para o ar entrar.
Você pode complementar todas essas dicas com algumas técnicas para prevenir o mofo em móveis, usando uma mescla de receitas caseiras e produtos específicos, todos com o objetivo de manter o objeto íntegro e não prejudicar a saúde dos moradores. Confira o vídeo e as receitinhas!
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio ajuda a absorver os odores de dentro do móvel e a umidade. Assim, é interessante deixar um frasquinho de bicarbonato aberto dentro de cômodas, sapateiras, guarda-roupas, baús e itens semelhantes, trocando o objeto de seis em seis meses.
Dessecantes
Os produtos dessecantes podem ser aqueles pacotes que vem no interior de bolsas, mochilas, sapatos etc., ou seja, o pacotinho de sílica que absorve a umidade usando como base o carbonato de cálcio.
Além das bolinhas de sílica, é possível usar o mesmo princípio ativo ao pendurar um pacote de giz no móvel ou mesmo usando o sal de carbonato puro ou sal grosso, evitando mofos em roupas e no interior dos móveis.
Desumidificador
Além dos produtos prontos ou feitos em casa, o desumidificador é uma opção incrível principalmente para as pessoas alérgicas, que não entram em contato com cheiros ou substâncias agressivas.
O desumidificador nada mais é do que um maquinário que suga a umidade do local e evita deixar o ambiente atrativo para mofo em móveis, ajudando na prevenção.
Essas dicas podem ser complementadas com outras opções para prevenir mofo em móveis, assim, vale a pena testar as opções e encontrar a melhor alternativa para os moradores.
Como eliminar o mofo já existente?
Além da prevenção, existem algumas dicas que podem ajudar a eliminar os mofos já existentes, recuperando paredes, móveis e tecidos. Para isso, há sugestões direcionadas para cada tipo de objeto, então é bom saber algumas opções, como:
Tecidos e estofados
O fungo em tecidos e estofados é conhecido como um dos piores mofos, porém, pode ser rapidamente retirado se for identificado no começo do processo, evitando passar para outras roupas ou móveis.
Para essa questão, uma dica é usar a mistura de bicarbonato de sódio com água para retirar as manchas, sendo as medidas:
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
- 1 colher de sopa de água com gás;
- água morna para espalhar a mistura nas manchas.
Essa mistura deve ser passada nos pontinhos visíveis, surtindo efeito quase imediatamente.
Outra opção é usar vinagre branco em um pano umedecido e passá-lo diretamente nas manchas, intercalando o pano úmido com o pano seco para não estragar o tecido.
Essas duas opções devem ser finalizadas com a secagem do móvel a partir do pano seco e da ventilação, evitando deixar a região mais úmida e mais atrativa para os fungos.
Roupas e interior de móveis
Para tirar o mofo de roupas, uma sugestão é usar um pano úmido para espalhar shampoo neutralizador diretamente nas manchas, escovar com uma escova limpa e deixar agir por alguns minutos, secando logo em seguida.
Já nos interiores de móveis, o recomendado é realizar uma limpeza mensal com um pouco de água e vinagre branco, tirando todas as roupas do local em épocas mais úmidas. Além disso, há produtos que absorvem a umidade de dentro do guarda-roupa ou móveis fechados, como os potinhos de cloreto de cálcio.
Além da compra desses produtos, outra opção é montar os potinhos para não gastar muito e fazer uma boa manutenção interna, para isso, basta seguir os passos:
- colocar 2 colheres de sopa de cloreto de cálcio em pó ou granulado em um potinho com o fundo furado;
- encaixar outro potinho sem furos na parte externa, cobrindo o cloreto;
- finalizar com um coador de papel na parte superior aberta, que reterá toda a umidade.
Paredes
Por fim, os mofos podem impregnar tanto em móveis e tecidos ou estofados quanto paredes, colunas e estruturas no geral. Para eliminar esse fungo, siga esta receita com os seguintes passos:
- misturar 1/3 de água sanitária para 1 de água;
- colocar a mistura em toda a parte manchada;
- espalhar com uma escova limpa a água e deixar agir por uns minutos;
- retirar a mistura com um pano úmido e ventilar o local para secar totalmente.
Todas essas receitas e misturas devem ser finalizadas com panos secos e ventilação, evitando que o objeto ou estrutura sejam prejudicados. Além disso, se nenhuma opção produzir resultados, é recomendável procurar ajuda profissional para tratamentos mais especializados, restaurando a qualidade inicial do móvel, estofado ou cômodo.
Gostou de saber um pouco mais sobre como eliminar e precaver a presença de mofo em móvel? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber mais conteúdo relevante!