O Outubro Rosa sai de cena para entrar o Novembro Azul, uma campanha que visa chamar a atenção para o câncer de próstata, o tipo da doença que mais afeta a população masculina no Brasil. Há muitos motivos para se preocupar, mas o principal deles é a falta de cuidados com a saúde do homem: de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 51% desse público nunca consultou um urologista.
Esses são apenas alguns dos fatores para que a campanha Novembro Azul ganhe cada vez mais força e importância na conscientização de como se prevenir do câncer de próstata. Por isso, preparamos um post com muitas informações sobre o assunto para você ficar bem informado!
A origem do Novembro Azul
Sua origem se deu na Austrália, em 2003, como uma forma de aproveitar as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro.
No Brasil, o movimento ganhou força com o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o propósito de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque.
Continue a leitura e descubra mais sobre as causas, sintomas e tratamento desta doença!
Fatores de risco
- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);
- Histórico familiar;
- Raça (maior incidência entre os negros);
- Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;
- Sedentarismo;
- Obesidade.
Sintomas em casos avançados
- Vontade de urinar com urgência;
- Dificuldade para urinar;
- Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro;
- Dor óssea;
- Queda do estado geral da saúde;
- Insuficiência renal;
- Dores fortes no corpo.
Quais são os exames para detectar a doença?
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens a partir de 50 anos procurem um urologista para avaliar a realização e frequência dos exames.
Já os homens que estão dentro dos fatores de risco, devem procurar um médico a partir dos 45 anos. Os exames de toque retal e dosagem de uma proteína no sangue (PSA) são feitos para sugerir a necessidade ou não de realizar outros exames.
Por que não é possível identificar apenas pelo exame de sangue?
A razão é porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. Sendo assim, o exame de sangue e de toque são complementares, pois existem casos que são detectados pelo toque e outros em que o diagnóstico é descoberto na realização do PSA.
Como se prevenir do câncer de próstata?
Além das realizações dos exames de acordo com a idade e fatores de risco, manter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e visitar o médico regularmente ajuda na prevenção do câncer de próstata.
Quais são as opções de tratamento?
O tipo de tratamento depende de acordo com o estágio e tipo de câncer. Em alguns casos, apenas o monitoramento é recomendado. Em tipos mais agressivos, pode existir a necessidade de cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tipos de tratamentos.
Entendeu a importância do Novembro Azul para a saúde dos homens e da conscientização do câncer de próstata? O exame de toque ainda é um tabu entre esse público, por isso o esclarecimento de sua importância é fundamental.
Se você gostou do nosso post, fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais e nos ajude a divulgar a campanha Novembro Azul e a importância de como se prevenir do câncer de próstata.