Uma sapateira pode ser várias coisas: um paraíso na terra ou uma verdadeira zona de guerra! Tudo depende de como você lida com o espaço disponível para seus sapatos e bolsas, com a disposição dos diferentes modelos e quantidades.
A verdade é: organizar pode ser muito divertido, além de extremamente necessário para a sua qualidade de vida. Pode parecer bobo, mas ter uma sapateira arrumada, assim como o resto do quarto, ajuda no fluxo diário.
As mudanças aparecem em vários aspectos, desde achar as coisas com facilidade, evitando, assim, atrasos e dores de cabeça, até melhorar o sono! Um dia que começa organizado tende a manter a energia positiva no seu decorrer.
Para dar aquela ajudinha, separamos algumas dicas valiosas para organizar e, manter a organização, de sua sapateira. Confira!
Separando os sapatos
O primeiro passo da organização é retirar tudo o que tem dentro da sapateira e separar! Classifique seus sapatos, tais como:
- Salto alto
- Tênis
- Chinelo
- Sapatilhas
- Sandálias
- Botas
Dentro destas categorias, separe também os calçados que você usa no dia a dia e os que são para sair! Uma das chaves da organização é manter perto o que você mais utiliza, estando sempre no seu campo de visão!
Dica #1 Guarde as partes mais altas e as mais baixas de sua sapateira para os itens que menos utilizar.
Aproveite este momento para repensar os sapatos: ele está guardado a mais de um ano? Então, você provavelmente não vai mais usá-lo. Separe estes pares para a doação ou venda-os em algum brechó!
Dica #2 Na sapateira apenas os sapatos da estação. Sua cidade é fria? Então, não tem sentido manter as sandálias junto com os sapatos que você mais usa, com exceção de um par, para casos de calor. O mesmo vale para botas de inverno.
E não adianta: é impossível manter uma sapateira organizada se o número de sapatos é maior do que o espaço para armazená-los. Mesmo que na hora você consiga uma boa disposição, tudo ficará bagunçado rapidamente.
Hora da arrumação
Depois de tudo devidamente separado, é hora de começar a organização dentro da sua sapateira! Na momento de decidir qual prateleira pertence a qual sapato, lembre-se da dica 1# e selecione aqueles que mais utiliza para que fiquem na parte central.
Dica 3# Guarde tênis com tênis, saltos com saltos, sapatilhas com sapatilhas.
Essa forma de armazenagem vai delimitar alguns espaços e deixar a sapateira visualmente agradável. Também evita confusões na hora de decidir qual é o sapato mais apropriado para o momento e permite que você visualize todas as opções cabíveis.
Dica #4 Se sua sapateira for profunda, guarde os sapatos que menos usa na parte de trás e reserve a da frente para os que mais utiliza!
Longe do pó
Quanto maior a sapateira e as quantidades de sapato, maiores ainda as chances de pegarem pó. Como alguns são mais sensíveis e difíceis de limpar do que outros, fique atento!
Dica #5 Guarde os sapatos em sacos específicos. Você os encontra em vários tecidos, inclusive transparentes, ideais para facilitar seu dia a dia!
Tudo no seu devido lugar
Depois de todas estas dicas, é hora de manter tudo organizado e limpo. Não guarde nenhum sapato sujo, isso vai manter a higiene da sapateira, além de prolongar a vida útil do calçado, evitando manchas que podem não sair!
Por fim, você pode colocar saquinhos anti-mofo com aroma na sapateira, tudo ficará sequinho e com um cheiro super agradável no ar.
Sapateiras Henn
Precisa de um lugar para aplicar todas as nossas dicas e deixar seus sapatos organizados? Então, conheça nossas sapateiras:
Uma das duas vai combinar com você!