Nos momentos que antecedem a chegada de um bebê ao lar, a preocupação e ansiedade aumentam, afinal, será o ponto definidor de grandes mudanças positivas na vida dos pais.
Porém, além da novidade em relação ao pequeno, outros assuntos devem ser pensados para que o momento seja tranquilo e agradável, como as adaptações na casa e a montagem do quarto da criança sem estourar o orçamento e, ainda, gerando ótimo resultado.
Essa montagem é fundamental tanto para o conforto do pequeno quanto para a rotina dos pais, que precisam focar na praticidade dos móveis, equilíbrio para o ambiente e quantidade ideal de itens para todas as roupas, brinquedos, fraldas e acessórios.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudarão na hora de pensar e montar o este espaço, garantindo que o ambiente fique completo e estratégico para o uso rotineiro. Confira esses pontos e prepare-se!
1- Móveis 2 em 1 no quarto do bebê
Os móveis ideais para o quarto do bebê devem ser listados e pensados de acordo com alguns critérios, como:
- Relação entre preço e qualidade;
- Necessidade de uso após a chegada do pequeno;
- Oferecimentos adequados com a rotina da família;
- Praticidade e uso prolongado;
- Possibilidade de adaptações conforme o crescimento da criança.
Esse último item é um dos mais importantes na escolha e pode ser pensado tanto para o berço quanto para trocadores e armários.
Aqui, o Berço Aquarela Henn pode ajudar e muito os pais durante o crescimento do bebê. Além de trazer duas gavetas acopladas, ele se transforma em minicama, acompanhando o crescimento do seu bebê.
Saiba mais sobre o Berço Aquarela Henn assistindo a esse vídeo:
Além dele, o Berço Adoleta Henn também oferece esse sistema de ‘evoluir’ junto com a criança. Além dessa modificação, ele também vem junto com a cômoda que, de início, pode ser um grande suporte para as mães na hora das trocas e depois, pode abrigar os brinquedos e ajudar a organizar a bagunça.
Além de práticos, esses itens tendem a oferecer maior custo-benefício, exigindo menos do orçamento do casal e possibilitando o uso prolongado para outras fases da vida da criança.
2- Itens seguros e confiáveis
Por mais que o valor seja um ponto relevante, outra questão que precisa ser avaliada é a segurança que cada móvel proporciona.
Os berços atuais, por exemplo, seguem parâmetros do Inmetro para oferecerem segurança às criança e aos pais. Assim, é preciso pesquisar quais as exigências nacionais e ficar atento aos produtos ofertados.
Os Berços Henn são construídos seguindo todas as recomendações e normas impostas pelo Inmetro e cada um deles ainda tem características especiais e detalhes de design que são únicos para cada uma das linhas.
Mas, além do quarto, é preciso pensar que, em breve, seu bebê vai estar engatinhando – e caminhando – por toda a casa. Por isso, nossa dica é realizar melhorias e ter cuidados com todos os móveis e portas da casa.
Quando a criança crescer, é possível que a curiosidade seja maior e ela queira abrir armários, gavetas e subir em mesas ou objetos espalhados. Cuidado principalmente com móveis com vidro e espelhos.
Para ajudar nos cuidados, é recomendada a adoção de móveis com fixação própria, como as Cômodas Infantis Henn, que já saem de fábrica com este item de segurança na embalagem, permitindo que desde a montagem o móvel fique preso na parede e não cause contratempos.
É essencial tornar o ambiente o mais seguro possível, instalando protetores de pontas, travas em janelas e portas e protetores de tomada.
3- Decoração simples e charmosa
Após garantir uma compra equilibrada dos móveis, é possível pensar na decoração sem comprometer o orçamento e, ainda, oferecendo um resultado incrível para o quarto da criança.
Leia também: Como decorar quarto de bebê: tudo o que você precisa saber
Muitos pais tendem a decorar os quartos com papéis de parede caros e que, após o crescimento da criança, são retirados. Resultado: o gasto é investido em algo sem grande durabilidade, além de duplicar o trabalho dos responsáveis.
Como opção, é possível pensar em pelo menos 2 possibilidades ou mesmo combinações menos infantilizadas e mais atemporais, como:
Tons equilibrados
Ao invés do papel de parede, uma possibilidade é pesquisar por cores neutras ou que combinem entre si. Exemplos são os tons pastéis, as paredes clássicas brancas ou a parede única de cor ou textura diferente.
Essas alternativas ajudam a destacar e combinar o ambiente, ao mesmo tempo em que garantem maior permanência e aceitação pela criança.
Caso haja móveis em tons brancos, é interessante pensar em paredes coloridas, se os itens forem mais rústicos, optar por uma parede com textura e cor mais intensa, o importante é combinar os componentes do local e, assim, equilibrar as escolhas.
Você pode usar também as cores para fazer um detalhe diferente em uma das paredes, deixando o quarto com detalhe, mas sem ser cansativo.
Itens combinando
Além de combinar as cores e móveis, é possível pensar em tons mais neutros para o local e investir na tonalidade dos itens decorativos ou detalhes dos móveis.
Se o quarto do bebê possuir paredes brancas, por exemplo, é interessante pensar em prateleiras coloridas, cestos, roupas de cama ou mesmo a combinação dos brinquedos com o ambiente.
Para isso, é possível definir uma cor base para os objetos e cores que combinem com ela ou optar por um local colorido e mais vivo, trazendo alegria para o ambiente.
Porém, lembre-se: tons mais claros tendem a deixar o ambiente tranquilo e ajudar no sono, enquanto cores mais intensas e escuras geram maior agitação para a criança, então é preciso medir as decisões.
4- Iluminação estratégica
A iluminação no quarto do bebê precisa suprir todas as necessidades dos pais, afinal, ela será necessária tanto de dia quanto nas madrugadas em que o bebê acordar, servindo de apoio para troca de fraldas, momentos de amamentação e demais necessidades.
Assim, é possível juntar a necessidade com detalhes que ajudem na decoração do local, como ao optar por itens como:
Lustres
Os lustres podem ser tanto coloridos quanto decorados com personagens, formatos e ilustrações. Dessa forma, pode ser um foco no quarto do bebê, principalmente se houve a opção por manter paredes claras ou brancas.
Abajures e conectores de tomada
Os abajures são estratégicos na hora de tornar o ambiente mais acolhedor, ótima opção para acalmar o bebê e tentar fazê-lo dormir. Além disso, pode ser aceso no lugar da luz principal, evitando despertar a criança e agitá-la.
Com essa finalidade, optar por mais de um abajur que combinem entre si e com o quarto é uma opção mais barata, útil e interessante, evitando grandes gastos.
Outra opção é o conector de tomada, que oferece uma luz mais fraca e ajuda a se orientar no ambiente. Além disso, ele pode ter várias cores e formatos, dando mais alegria para o quarto do bebê.
Interruptores de regulagem
Outra sugestão para iluminar o ambiente é instalar o interruptor de regulagem, que ajuda o usuário a aproveitar tanto a intensidade mais baixa quanto a mais alta das lâmpadas.
Essa opção auxilia no dia a dia e elimina a necessidade de abajures ou luminárias, evitando gastos.
5- Adaptações programadas
Uma última dica é pensar em todas as possibilidades ao montar o quarto do bebê considerando a abertura para mudanças eventuais.
Com o crescimento da criança, é natural que o pequeno forme sua personalidade e comece a opinar sobre o próprio local. Assim, as mudanças serão inevitáveis.
Para que não haja grandes gastos nesse momento, tente elaborar um quarto que possa ser adaptado aos poucos, ou seja, que ofereça um ambiente agradável ainda quando o pequeno começar a crescer. Dessa forma, as mudanças no quarto do bebê podem ser realizadas pouco a pouco, evitando comprometer o orçamento.
Aqui uma boa dica são os nichos, que podem ser adaptados para uso em diferentes idades. Assim como os baús e cômodas que cumprem seu papel na organização do espaço e podem se tornar peças curingas no futuro do quarto.
Agora que você já pegou várias ideias para montar o quarto do seu pequeno, que tal dar uma olhadinha em todas as nossas linhas infantis? Clicando AQUI você vai encontrar uma variedade de produtos, com funcionalidade e design.
Em seguida é só procurar uma loja mais perto de você e começar a dar forma ao quarto dos sonhos do seu bebê!