O consumidor atual possui muitas fontes de contato tanto para compras quanto para tirar dúvidas ou mesmo formalizar uma reclamação. Dentre essas fontes, há sites específicos para registrar as queixas e permitir que a empresa responda o cliente e encontre soluções adequadas, como a plataforma Reclame Aqui.
Muito popular, o Reclame Aqui é uma grande fonte de consulta que os consumidores usam antes de comprar em determinado site ou instituição, avaliando o ranking dessa loja, porcentagem de respostas, quantidade de pessoas insatisfeitas e outras métricas públicas.
Com essa influência, a plataforma deve ser considerada na hora de comercializar produtos e serviços, evitando má publicidade e uma imagem negativa. Para entender o funcionamento e a importância do Reclame aqui, veja o que separamos logo abaixo!
Como funciona o Reclame Aqui?
O site é um ambiente em que os consumidores podem escrever detalhadamente sobre algum problema que tiveram com a empresa, seja pela demora na entrega do produto, serviço ruim, peças de má qualidade ou mesmo fraudes e calotes.
Esse comentário fica exposto para tal instituição e pode ser respondido, com um selo que define se o problema foi resolvido, se houve resposta ou se a loja ignorou a situação. Além disso, essa pessoa pode avaliar a empresa com notas que, em média, resultam em 6 possíveis selos:
- Não recomendada;
- Ruim;
- Regular;
- Bom;
- Ótimo;
- RA 1000.
Esses selos são validados por uma fórmula própria do Reclame Aqui que calcula o resultado a partir de valores como porcentagem de respostas, atendimento bem sucedido e outros pontos relacionados. O resultado da conta ajuda a entender se vale ou não a pena fazer negócio com o local, enquanto os comentários de outros consumidores auxiliam na hora de prever riscos e fazer compras seguras. A Henn, por exemplo, é uma das empresas de móveis com melhor avaliação no Reclame Aqui, com 100% das avaliações respondidas, 83,3% como índice de solução e nota geral 7,67, uma ótima opção para as compras.
Há como saber as melhores e piores empresas?
Assim como a Henn, outras empresas possuem notas gerais que podem ser comparadas entre si, para isso, existe a aba “Compare” que mostra até 3 empresas do mesmo segmento e suas diferenças e a aba “Ranking”, onde mostra qual a posição das lojas com:
- Melhor índice de solução;
- Melhores Índices de Voltar a Fazer Negócios;
- Melhores notas médias;
- Mais resolveram nos últimos 30 dias;
- Mais resolveram nos últimos 12 meses;
- Piores empresas nos últimos 30 dias;
- Mais reclamadas nos últimos 12 meses;
- Empresas recém-cadastradas com mais reclamações;
- Mais Reclamadas do dia;
- Mais Reclamadas da semana.
Todas essas informações são muito usadas na hora do cliente encontrar as principais opções de lojas, tornando indispensável que as empresas considerem as avaliações e comentários dos clientes e foque na solução dos problemas individualmente e de maneira personalizada, ajudando a melhorar e ressaltar a imagem do negócio.