Montar a cozinha dos sonhos é uma satisfação enorme: você planeja cada detalhe, pensa e repensa na decoração, compra os móveis e deixa tudo com o seu jeito. A felicidade ao ver tudo montado é enorme! Mas saiba que não basta pensar apenas na beleza e funcionalidade: é preciso dedicar um bom tempo na manutenção e preservação dos móveis.
Para te ajudar a manter o ambiente com uma aparência linda e impecável, preparamos este post com dicas de como conservar os móveis da cozinha por muito mais tempo. Confira!
O sol é um grande inimigo
Você pode até gostar da iluminação em sua cozinha e fazer de tudo para que o sol entre no ambiente, mas entenda: expor os móveis à luz solar faz com que os raios ultravioletas estraguem a madeira e desgastem sua cor. Além da questão estética, a durabilidade dos móveis fica comprometida.
Se você faz questão de ter um ambiente iluminado, escolha móveis mais claros, bem como as tintas a serem utilizadas nas paredes, que também devem ser em tons mais fracos. Caso os móveis fiquem próximos de alguma janela, utilize cortinas ou persianas para bloquear a luminosidade solar.
Use os produtos de limpeza corretamente
Esse é um erro bastante comum cometido pelas pessoas que não se preocupam com dicas de como conservar os móveis da cozinha. Na maioria das vezes, eles recebem produtos abrasivos que até retiram as sujeiras, mas por outro lado, acabam estragando o a madeira.
Procure se informar sobre os produtos ideais para limpar os móveis sem danificá-los. Uma sugestão é aplicar um pano seco e macio ou levemente umedecido em água com sabão neutro. De qualquer forma, vale a pena dar uma passada no supermercado ou em lojas especializadas para conferir os produtos ideais para cada tipo de móvel.
Cuidado com o peso dos objetos
Uma tendência das cozinhas atuais é serem construídas em tamanhos cada vez menores. Com isso, o espaço fica reduzido e a necessidade de empilhar os utensílios que fazem parte da cozinha se torna cada vez maior.
Importante saber que acumular objetos no mesmo móvel reduz a sua vida útil. Por isso, uma ótima dica de como conservar os móveis da sua cozinha é equilibrar a distribuição dos objetos para que não aconteça nenhum excesso de peso.
Evite altas temperaturas
Dizer que é preciso evitar altas temperaturas logo na cozinha pode até soar um pouco contraditório, mas na verdade não é.
O calor é um grande vilão dos móveis e pode causar inúmeros danos, como manchas, bolhas e até mesmo descolar o revestimento do móvel. O que você deve fazer é evitar colocar panelas ou utensílios em alta temperatura sobre os móveis. Se realmente for preciso, use descansos, apoios ou até mesmo toalhas para evitar o contato direto.
Mantenha os móveis longe da umidade
Já falamos sobre os perigos do sol. Porém, outro agente natural que pode prejudicar os móveis da cozinha é a umidade.
A combinação de água e madeira faz com que o líquido penetre e estufe o material. Para evitar riscos com a umidade, basta deixar os móveis afastados da parede, de 3 a 7 centímetros, para facilitar a circulação de ar.
Reaperte os parafusos sempre que for preciso
Já percebeu que, com o tempo, os móveis costumam perder a estabilidade? Esse é um processo natural que pode ser facilmente resolvido. Sempre que notar esse problema, aperte os parafusos das prateleiras, pés e dobradiças para deixá-los como novos.
Curtiu as nossas dicas de como conservar os móveis da cozinha? Se você quer ficar por dentro de mais assuntos sobre sua casa, assine agora a nossa newsletter!
Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.