A segurança do bebê é crucial, especialmente em itens essenciais nos primeiros anos de vida, como cadeirinhas, carrinhos e berços, tema cada vez mais debatido.
Esse debate cresceu após os dados do Ministério da Saúde apresentarem porcentagens catastróficas sobre acidentes domésticos ou relacionados aos equipamentos de apoio, como o caso de 91% das mortes por sufocamento acidental acontecerem com menores de 1 ano, ou os acidentes com grades reguláveis de berço causando 32 mortes nos EUA e centenas de outros incidentes.
Assim, para se informar melhor sobre como aumentar a segurança do bebê, confira algumas informações que separamos para que você saiba quais detalhes devem receber maior atenção segundo o Inmetro.
Quais os pontos de atenção para segurança do bebê?
Em 2016, o Inmetro lançou a portaria 53/2016, tornando essenciais para a rotina segura da criança algumas indicações agora obrigatórias.
Dentre elas, os principais abrangem itens como:
Berços
O berço fixo é comumente encontrado nas medidas reconhecidas como padrão americano, tendo 1,30m x 0,70 ou com uma leve alteração, sendo de 1,30m x 0,60m.
Ao escolher, atente para bordas arredondadas, sem farpas ou defeitos. Verifique se as hastes e pontas dos berços são arredondadas ou chanfradas para evitar acidentes.
Esse detalhe evita acidentes e hematomas ao impedir que o bebê ou a mãe se machuque ao bater braços, pernas, rosto ou cabeça.
Além disso, evite usar adesivos, selos, rótulos, tapa-furo ou tapa-parafuso, pois isso pode evitar que as peças se soltem com o uso rotineiro.
O espaçamento entre as grades não deve exceder 6,5 cm, assim como o espaço entre o colchão e a lateral do berço, que não deve ultrapassar 3 cm.
Essas medidas previnem que a criança prenda membros nos espaços abertos, evitando machucados ou quedas durante o sono, garantindo segurança e prevenindo sufocação.
Atenção: berços com grades laterais móveis foram proibidos pelo Inmetro em 2016, com prazo final para venda até 01.02.19. Verifique a conformidade ao escolher. A grande questão aqui é a possibilidade de falhas em alguns mecanismos que podem acarretar em graves acidentes.
Colchão
Além das medidas mencionadas, o colchão deve ter 12 cm de altura, densidade 18, e o encaixe no berço deve manter até 3 cm entre a grade e o colchão para segurança ideal.
Oferecendo segurança e, ao mesmo tempo, conforto para o bebê!
Roupa de cama
Para roupas de cama, o ideal é optar por lençóis de elástico e itens que fiquem fixos no colchão. Se as roupas estiverem muito soltas, o bebê pode se enrolar, causando inúmeros acidentes graves ou mesmo fatais.
Por fim, é necessário que a compra do berço e itens de uso cotidiano tenha como regra o selo de qualidade e aprovação. Afinal, o selo do Inmetro comprova testes de qualidade, abrangendo resistência, durabilidade e estabilidade para atender às necessidades rotineiras do produto.
Na Henn, atestamos todos os berços conforme a norma NBR 15860 do Inmetro e concedemos o selo que garante a segurança que você espera para seu bebê.