De acordo com um pesquisa divulgada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o varejo de móveis deve comercializar 377,5 milhões de unidades em 2018, totalizando uma receita de R$ 75,549 bilhões. Uma expectativa de crescimento de 4,8% no volume vendido e de 7,8% em termos de faturamento na comparação com 2017.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também indicam um bom início de ano para o setor. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo IBGE, houve um aumento de 17,9% no volume de vendas durante o primeiro mês do ano frente a janeiro de 2017, quando o mesmo indicador havia recuado 41,6% ante janeiro de 2016.
A indústria moveleira, por sua vez, também vem registrando crescimento. Ainda segundo dados do IBGE, a produção de móveis em volumes chegou a 38 milhões de peças em março de 2018, avanço de 10,3% em relação a fevereiro. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a produção cresceu 8,8% frente ao mesmo período anterior.
Todos esses dados mostram que a sua loja precisa, mais do que nunca, estar preparada para atrair, receber e encantar o consumidor. E não estamos falando aqui sobre garantir um bom estoque para atender a demanda. É claro que isso também é essencial, mas ainda mais importante é pensar em um showroom atraente e personalizado, a fim de potencializar as vendas.
A primeira impressão é a que fica
A máxima de que a primeira impressão é a que fica continua em alta. Em apenas poucos segundos – sem exageros – é possível formar a primeira impressão sobre algo ou alguém. Difícil mesmo é “apagar” as imagens construídas pelo cérebro humano neste curto espaço de tempo.
Por isso, pensar em cada detalhe da sua loja é imprescindível para causar uma boa primeira impressão. Dessa forma, as chances de fechar negócios tendem a ser muito maiores do que se nada de diferente for feito para atrair positivamente a atenção do consumidor.
As formas para alcançar esse objetivo são muitas e vão desde um bom atendimento por parte dos vendedores até oferecer um ambiente agradável com os principais móveis expostos. No entanto, as nossas dicas de hoje serão focadas no uso de materiais de apoio para as vendas.
Os principais materiais e como utilizá-los
Se você é um lojista e revende móveis de grandes indústrias, certamente também recebe inúmeros materiais promocionais prontos, com as principais informações sobre os produtos. Na maioria dos casos, eles são elaborados por equipes de marketing, que levam em consideração diversas questões na composição, a fim de atrair e melhorar a interação no ponto de venda.
Portanto, utilizá-los da forma correta é a melhor opção se você deseja aumentar o número de negócios. Embora pareçam apenas um detalhe no completo processo de vendas, catálogos, flyers e displays fazem toda a diferença para reforçar a credibilidade da marca junto ao consumidor.
Selecionamos as principais informações sobre cada um deles para você conhecer. Confira!
Catálogos
Um catálogo nada mais é do que um material com uma lista completa de todos os produtos que uma determinada marca oferece. Além de ajudar os vendedores e também os clientes a conhecerem os itens disponíveis, o catálogo ainda detalha as características e diferenciais de cada mercadoria, apresentando-as de forma atrativa para os consumidores.
Um bom catálogo contém ótimas fotos, especificações técnicas claras, descrições e outros dados úteis. Tudo deve ser utilizado pela equipe de vendas. Quanto maior for o número de informações relevantes para o seu cliente, maiores são as chances dele concretizar a compra.
Flyers
Os flyers também ajudam na prospecção e fechamento de novas vendas. Seu nome tem origem inglesa e significa ‘algo que voa’. Nas estratégias de marketing são desenvolvidos para atingir um número maior de pessoas, sob o conceito de ‘voar’ de mão em mão.
Assim como os catálogos, eles também requerem o uso de fotos ou composições atrativas para impactar potenciais clientes. Podem ser trabalhados de duas formas: com mensagens chamativas e de rápida leitura ou ainda com informações mais detalhadas.
Displays
Outro material interessante para o ponto de vendas é o display, recurso bastante utilizado para proporcionar mais charme e destaque aos produtos no varejo. Geralmente, conta com um layout atrativo e informações rápidas e de destaque para atrair a atenção.
Em muitos locais, o display é usado até mesmo como uma forma de incentivar a compra por impulso. Com tamanha importância, os displays precisam ter mensagens, cores e formatos atraentes, pois têm o poder de despertar o interesse e o desejo de compra nos consumidores.
Materiais de venda Henn
Considerada uma das maiores indústrias moveleiras do país, a Móveis Henn preocupa-se em oferecer todo o suporte necessário aos lojistas parceiros para que as vendas sejam um sucesso.
Por isso, além de informações, imagens, vídeos e manuais de montagem dos produtos, disponíveis para download no site através do Espaço Lojista, oferece ainda diversos materiais promocionais para auxiliar na organização e estratégia do ponto de venda.
Entre eles, estão: um catálogo de produtos completo, com imagens e todas as informações detalhadas sobre os móveis produzidos; flyers sobre as linhas diversas de produtos oferecidos, como cozinhas e quartos modulados e móveis infantis; e ainda displays para a linha de cozinhas, berços e guarda-roupas.
Todos os materiais são desenvolvidos para apresentar o melhor em identidade visual e informações sobre os produtos, a fim de fazer a diferença no showroom da sua loja. Caso ainda não tenha os móveis ou materiais de venda da Henn, entre em contato com um representante e saiba como garantir o melhor para a sua loja e os seus clientes.