Já faz tempo que a função de representante comercial tornou-se um atrativo para muitos profissionais do setor de vendas. Dessa forma, o time de vendas é cada vez mais completo, possibilitando uma ótima experiência para o consumidor e, como consequência, um notável crescimento dos resultados.
A partir disso, gerir um time de vendas passou a ser uma imensa responsabilidade para os líderes que querem resultados campeões, contribuindo tanto para os números da representação quanto para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
Para gerenciar um time de vendas de representações comerciais, confira algumas dicas que podem ajudar no processo, trazendo melhorias pela frente!
1- Reestruture o planejamento de vendas
O primeiro passo é rever todo o planejamento de vendas. Como a representação provavelmente já possui processos engessados, se o objetivo é transformar os colaboradores em profissionais estratégicos e a equipe em um time imbatível, planos ultrapassados não surtirão efeitos, desmotivando os representantes.
Dessa forma, analisar as formas de trabalho, direcionamento para as equipes e resultados é essencial para pensar em novas maneiras para vendas, focando tanto na qualificação das atividades quando nos resultados.
2- Alinhe os objetivos com a equipe
Após planejar as atuações, é essencial alinhar algumas informações com a equipe, como:
- Objetivos e missão atual da empresa;
- Meta anterior de vendas;
- Atual expectativa de melhora;
- Planejamento de curto, médio e longo prazo;
- Possibilidades para o colaborador dentro desse planejamento;
- Caminhos para desenvolver o profissional.
Com esses pontos alinhados, é mais fácil o entendimento da equipe e o foco em objetivos em comum, bem como de maior motivação nas atividades. Além disso, as pessoas envolvidas podem se sentir mais inseridas no planejamento da representação comercial, encontrando possibilidades de desenvolvimento pessoal, profissional e na carreira, partindo das oportunidades apresentadas.
3- Foque no treinamento do time de vendas
Não adianta estudar, planejar e repassar o gerenciamento sem garantir que as atividades serão bem distribuídas e desenvolvidas.
Dessa forma, é interessante pensar em treinamentos internos, hackathons, cursos recorrentes ou mesmo cursos externos com parceiros, garantindo que a equipe esteja preparada para o atendimento, contato com os possíveis clientes e saiba direcionar a compra garantindo ótima experiência.
Além do treinamento inicial, também é necessário manter o time de vendas atualizado. Portanto, os cursos devem ser recorrentes e focando sempre em qualificar o profissional, além de motivá-lo sempre.
4- Mostre dados concretos
Por fim, manter o time de representantes atualizado em relação ao desempenho e resultados gerais, ajuda a visualizar o processo dos trabalhos e o efeito positivo dos novos planejamentos e estratégias.
Dessa forma, uma dica é realizar apresentações pontuais durante o ano, mostrando o aumento nas vendas, a qualificação dos trabalhos, o retorno dos clientes e, enfim, todas os resultados concretos consequente das mudanças.
Com esses pontos, é mais certeiro que o time de vendas atue com produtividade e ótimo atendimento, contribuindo para o crescimento da representação, imagem diferenciada no mercado e ampliação nos resultados, além do desenvolvimento profissional e da própria carreira.