Atuar na linha de frente com o cliente, lidar com propostas, entender perfis, se relacionar, oferecer suporte e fechar vendas. O representante comercial é papel chave para realizar negócios.
A profissão, porém, exige esforço diário, com múltiplas visitas ao cliente, direcionamento de pedidos e situações que envolvem paciência, como as esperas pelo comprador na sala principal.
Essa espera e demais situações, porém, envolvem muito tempo do representante comercial, momento que pode ser melhor aproveitado.
Para entender como aproveitar melhor o tempo no dia a dia de trabalho e, ainda, conquistar ótimos resultados, confira algumas dicas perfeitas para você!
1. Foque no tratamento diferenciado do cliente
Aquele “chá de cadeira” pode significar momentos extras para pensar em formas de oferecer um tratamento diferenciado ao cliente. Ou seja, se destacar de outros representantes e garantir visibilidade.
Treinar o discurso, a apresentação dos produtos ou mesmo usar alguns minutos para formatar a apresentação ou catálogo são ótimos pontos para uma boa experiência de venda.
2. Use a tecnologia a seu favor
Tanto como base para o item 1 quanto como forma natural de trabalho nos tempos atuais, os momentos extras do representante comercial podem ser direcionados para tarefas em contato com a tecnologia.
Ou seja, considerando que o mundo está 100% conectado e que, atualmente, há o uso de servidores em nuvem, equipamentos mobiles e conexão com a internet, os minutos de espera podem ser direcionados para:
- Acessar o e-mail profissional e responder contatos;
- Acessar documentos e pastas a partir do servidor em nuvem para adiantar processos;
- Entrar em contato com demais colaboradores caso haja necessidade;
- Aprimorar apresentações comerciais antes do momento limite;
- Usar o tempo para adiantar a abertura dos catálogos e informações que serão mostradas ao cliente.
Como a rotina é imersa na tecnologia, todos os profissionais, incluindo o representante comercial, modificaram sua forma de comunicação com o cliente, métodos de trabalho ou mesmo tratamento com outros colaboradores.
É normal, por exemplo, que os catálogos físicos sejam substituídos por catálogos digitais e simulações de ambiente, ajudando a apresentar as possibilidades de uso ao cliente.
Além disso, outra vantagem é o direcionamento de informações para o cliente de forma instantânea, ou seja, o encaminhamento de e-mails com documentos no momento da apresentação, o compartilhamento de informações na hora e a oportunidade de aproveitar melhor o tempo tanto como representante quanto como cliente.
3. Aproveite para eliminar pendências futuras
Por último, independentemente do modo como isso se realiza, é possível otimizar o tempo aproveitando para eliminar pendências futuras, realizando telefonemas, atualizando a agenda, mandando mensagens e conversando com outros profissionais.
Esse aproveitamento não apenas ajuda a otimizar o dia a dia como agiliza os próximos passos, mostrando proatividade dentro da profissão e, ao mesmo tempo, aprimorando a rotina.
Todos esses pontos são direcionados para aproveitar melhor o tempo em momentos de espera, porém, podem ser adaptados de acordo com o tipo de necessidade do representante e rotina que ele desenvolve. O importante é entender que cada minuto pode ser melhor gerido se houver base para isso, portanto, invista na organização e meios de qualificar a rotina!