As formas de consumo são ano a ano modificadas, seja por conta da atuação de empresas e mudanças de mercado ou das exigências e procuras do consumidor, que levam as instituições a se adaptarem de acordo com as demandas.
Essas alterações valem para diversas atividades de mercado, contemplando desde setores de produção como alimentícios e de cosméticos até instituições com foco em serviços, como venda de móveis, roupas ou mesmo atividades e planos de lazer.
Assim, para entender as tendências que influenciarão a vida dos representantes com as vendas de móveis e demais atividades, separamos alguns pontos que farão diferença para o consumidor nos próximos anos. Confira e esteja preparado para aumentar suas vendas!
1. Maior procura por serviços online
De acordo com pesquisa feita em 27 capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, 89% dos internautas entrevistados realizaram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses.
Essa procura por meio da internet é crescente e direcionada tanto para compra e venda de móveis ou utensílios quanto para a contratação de atividades de apoio, como assistência técnica, trocas ou contato com o fornecedor.
Assim, empresas que passam a utilizar plataformas digitais contam diretamente com um maior fluxo de contato com o público-alvo. Tornando o uso da internet indispensável para agilizar vendas ou otimizar atividades internas.
2. Comunicação entre empresa e consumidor
Além do oferecimento de serviços de venda ao internauta, uma tendência forte é a comunicação diferenciada, que vai além de e-mails ou cold calls (entrar em contato com uma outra pessoa para fins comerciais, sem antes nunca ter conversado com ela).
Um exemplo disso é o “texting”, ou seja, envio de SMS pela empresa apresentando promoções, oportunidades, novidades ou mesmo dados importantes para pagamento de faturas ou acesso a serviços online.
Essa comunicação é similar à forma de contato por redes sociais entre clientes e vendedores. Atualmente, muitas pessoas preferem receber informações pelo WhatsApp ou Messenger, uma ótima oportunidade para que a venda de móveis seja acompanhada, para que o cliente receba as informações necessárias e que o contato seja mantido durante e após a venda.
3. Foco em produtos personalizados
Outra tendência que acompanha representantes, empresas e lojas é a necessidade de trabalhar na personalização de itens, serviços e oferecimentos ao cliente.
Hoje em dia há muitos produtos parecidos ou com poucos detalhes diferentes entre um lançamento e outro. O consumidor está saturado de itens similares ou com as mesmas funcionalidades, assim, busca personalizar suas compras para que cada aquisição seja próxima de seu gosto pessoal, estilo e exigências.
Em venda de móveis, por exemplo, o representante se depara com clientes mais decididos, que realizaram buscas anteriores e sabem como querem os produtos.
Assim, é preciso apresentar desde o início todas as possibilidades, para garantir a satisfação final.
4. Atendimento diferenciado
Essa personalização vai além da compra em si. Muitos consumidores estão mais exigentes quanto ao atendimento, sendo atraídos por profissionais que:
- Apresentam mais informações sobre a possível venda;
- Mostram materiais complementares e, por exemplo, possibilidades de uso e montagem do produto;
- Mostram-se ouvintes interessados nas ideias do cliente;
- Pontuam promoções e oportunidades reais;
- Facilitam o processo em si.
Todas essas tendências são complementares e estarão em alta nos próximos anos, modificando tanto as compras quanto venda de móveis e demais produtos.
Assim, cabe às empresas adaptar seus serviços, treinar funcionários e oferecer o melhor ao cliente, assim como cabe aos representantes comerciais se atualizar com base nas exigências do comprador, focando em uma ótima experiência de compra e atendimento.